Se no Brasil os celulares só se conectaram à Internet dois meses atrás, no Japão a história foi bem diferente. Por aquelas bandas, os telefones móveis com acesso a websites estrearam em fevereiro do ano passado, e provocaram uma febre de consumo. Nos metrôs lotados de Tóquio e nas calçadas, crianças, adultos e principalmente jovens entre 19 e 25 anos teclam nos aparelhos para carregar imagens de personagens de desenho animado, consultar saldos bancários, trocar mensagens de e-mail e reservar salas de karaokê. Por trás dessa onda está a Docomo, braço celular da gigantesca Nippon Telegraph & Telephone (NTT). Com 30 milhões de usuários, ela é a maior operadora de telefones celulares num único país, além de ser a mais valiosa, com um avaliação de mercado de US$ 250 bilhões.

No ano passado, a Docomo se tornou pioneira ao lançar o i-Mode, primeiro serviço no mundo a transmitir conteúdos da rede para aparelhos celulares. O resultado está nas ruas de Tóquio. A marca domina 70% de todo mercado de telefonia móvel japonês, que soma mais de 11 milhões de usuários. E quer ainda mais. Em 1999, a Docomo comprou 19% das ações da Hutchison, a maior companhia de telefones celulares de Hong Kong. Nos Estados Unidos, os japoneses estão procurando parcerias com a SBC Communications e a Bell South — e deverão anunciar em breve um acordo com a America Online, interessada em produzir conteúdo para o i-Mode. No Brasil, a Docomo foi uma das integrantes do consórcio que venceu em 1998 o leilão pela Banda B da telefonia celular no Espírito Santo e Rio de Janeiro, atual Telefonica Celular.

Além dos olhos puxados, o principal diferencial da Docomo é a tecnologia. A empresa é a única no planeta a oferecer um serviço que fica 24 horas conectado à rede. Nele, o usuário não paga por minuto, mas pela quantidade de informação que recebe. Em maio, a Docomo vai reafirmar sua posição de pioneira e deixar o mundo mais uma vez de olhos bem arregalados. Oferecerá na região de Tóquio a chamada terceira geração de serviços celulares, capaz de transmitir imagens pela Internet à velocidade de 384 Kbps. Essa rapidez de 384 Kbps vai possibilitar que músicas em formato MP3 e vídeos sejam recebidos simultaneamente nos celulares.