Ciência

Distúrbios de saúde comuns aumentam risco de complicações da covid

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Estudo motra que dois terços dos pacientes com coronavírus hospitalizados 'têm obesidade, pressão alta, diabetes ou insuficiência cardíaca' (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

Alguns distúrbios médicos podem aumentar o risco de complicações para os pacientes do coronavírus. Para entender como isso funciona na prática, cientistas da Tufts University em Massachusetts usaram uma simulação matemática para estimar o número de internações hospitalares por coronavírus que poderiam ter sido evitadas se os pacientes não tivessem quatro distúrbios comuns – obesidade, pressão alta, diabetes ou insuficiência cardíaca.

Entre as mais de 906 mil hospitalizações por coronavírus que ocorreram em adultos em 18 de novembro de 2020, quase um terço (30%) estavam relacionados à obesidade. O estudo mostra ainda que pouco mais de um quarto (26%) foram atribuídos à hipertensão, 21% ao diabetes e 12% à insuficiência cardíaca.

+ Globo realiza testes de covid em participantes do BBB 21 após suspeita de surto

De acordo com o Yahoo, quando as quatro condições foram combinadas, os resultados sugerem que pouco menos de dois terços (64%) das hospitalizações por coronavírus poderiam ter sido evitadas.

Essa combinação de distúrbios ocorre com a chamada síndrome metabólica; definido como um conjunto de condições – como pressão alta, níveis elevados de colesterol e excesso de gordura ao redor da cintura – que juntas aumentam o risco de doenças cardíacas, derrames e diabetes tipo 2.

Dariush Mozaffarian, autor principal do estudo, disse que as descobertas exigem intervenções para determinar se a melhoria da saúde cardiometabólica reduzirá as hospitalizações, morbidade e cepas de saúde da covid-19.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel