Sapo não fala, lembra? O comercial é do Vocall, portal de voz da Telemar, serviço que desde o fim do ano passado permite aos usuários escutar, responder e arquivar, pelo telefone, suas mensagens de e-mail. O Vocall, único portal de voz para o consumidor final em funcionamento, conquistou 30 mil assinantes em cinco meses e espera ter 1 milhão no final do ano, a uma mensalidade de R$ 6,50 (para se ter uma idéia do que isso significa, esse é o número que o UOL, primeiro e maior provedor de Internet brasileiro, obteve em cinco anos de vida). Este ano, contudo, a festa dos sapos vai receber outros convidados. De olho nas mais de 6 milhões de pessoas que possuem um endereço de e-mail mas não têm um micro para acessar a rede, outras operadoras deverão entrar nesse filão. A Telefonica, que tem um serviço de voz restrito para assinantes empresariais, lançará a sua versão para o consumidor final no segundo semestre. O produto, ainda sem nome, está sendo testado em São Paulo. A CTBC investiu R$ 12 milhões num projeto de reconhecimento de voz que permitirá consultar telefones e dará dicas de entretenimento. ?Estamos sendo procurados por diversas companhias?, diz Érsio Libera, diretor de marketing da Avaya que ? junto com a brasileira GMK, Motorola e Ericsson ? oferece a tecnologia para reconhecimento de voz e para que um texto escrito encontrado em páginas de Internet seja ditado pela máquina.

De início, o modelo pensado para esse negócio foi a venda de espaços publicitários, a exemplo de nove entre dez sites que fecharam as portas. A venda de espaços publicitários, no entanto, mostrou-se um fiasco na Internet e obrigou os serviços a pensar em alternativas. Hoje, o modelo de receitas é baseado em dois pilares. Em primeiro lugar está a mensalidade. Aqui é bom lembrar que, tradicionalmente, todos os serviços de Internet que deixaram de ser pagos sofreram com a desistência de seus usuários. Mas isso não assusta George Moraes, diretor de marketing da Telemar. Segundo ele, a taxa de desistência não deve ser maior que 5% dos cadastrados. ?Cerca de 40% dos nossos assinantes usam o Vocall diariamente. Além disso, desde o início deixamos claro que ele seria cobrado.? O segundo pilar para sustentar as receitas é o impulso telefônico. Quanto mais as pessoas se mantiverem ligadas, maior será a conta no final do mês. O brilho do negócio é realçado pela abertura total do mercado de telecomunicações, prevista para o final de 2002.