Negócios

Disputa entre Gradiente e Apple pela marca iPhone vai para conciliação

Crédito: Divulgação/Apple

Não é só no Brasil que a Apple teve que negociar para usar as marcas iPhone e iPad, ela já teve que pagar para garantir os direitos nos EUA e China (Crédito: Divulgação/Apple)

Uma conciliação vai resolver a disputa entre a Gradiente e Apple pela marca Iphone. Esse foi o entendimento do ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal) que determinou que o processo movido pela IGB Eletrônica, dona da Gradiente, contra a Apple seja remetido para o Centro de Conciliação e Mediação do Supremo.

Segundo o TecMundo, a briga começou porque a Gradiente solicitou o registro da marca iPhone no Brasil em 2002. No entanto, o registro só saiu em 2008. Neste intervalo, em 2007, a Apple trouxe seu smartphone para o Brasil e quis o nome para si. O pedido foi negado pela justiça brasileira. A gigantes norte-americana recorreu pedindo a nulidade de uso pela empresa brasileira.

+ Apple revela AirPods Max com preço e data de lançamento
+ Procon-SP notifica Apple e exige que forneça o carregador para iPhone 12

A disputa judicial foi parar no STJ (Superior Tribunal de Justiça), que em 2018 decidiu que Gradiente não tinha exclusividade sobre a marca. Agora, a expectativa é que as empresas cheguem a um acordo no departamento de conciliação.

Não é só no Brasil que a Apple teve que negociar para usar as marcas iPhone e iPad. Segundo o TecMundo, a gigante norte-americana teve que pagar para garantir os direitos das marcas nos Estados Unidos e China, por exemplo.

Vale destacar que o valor de mercado da Apple está avaliado em mais de US$ 2 trilhões. A IGB, por sua vez, está em recuperação judicial desde 2018, somando prejuízos de R$ 1,005 bilhão.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel