Nesta quarta-feira (03), a Walt Disney escolheu Susan Arnold como sua presidente do conselho, a primeira mulher a ser nomeada para o cargo na história de 98 anos da empresa de entretenimento. Arnold, que é membro do conselho há 14 anos, assume no lugar de Bob Iger em 31 de dezembro.

Iger, que deixou o cargo de CEO da Disney em 2020 após 15 anos no cargo, deixará a empresa no final deste mês. Arnold foi anteriormente executiva operacional da empresa de investimento em ações The Carlyle Group. Ela também ocupou cargos executivos na Procter and Gamble (P&G) e McDonald’s.

+ Disney reduz intervalo para o streaming de olho em famílias com receio de voltar à tela grande

A nomeação de Arnold ocorre em um momento em que grandes corporações estão se afastando de uma estrutura organizacional onde as funções de CEO e presidente são desempenhadas por uma única pessoa. Especialistas ouvidos pela Reuters afirmam que o movimento é apoiado por autoridades de governança corporativa e alguns acionistas.

Vários outros executivos da Disney anunciaram planos de sair até o final de 2021, incluindo o chefe dos estúdios Alan Horn, o presidente e diretor de criação Gary Marsh e o conselheiro geral da empresa Alan Braverman.