A Disney, Nestlé e outras grandes marcas removeram os seus anúncios do YouTube após denúncia de que os vídeos estariam facilitando a pedofilia. A polêmica ganhou as redes sociais depois que o blogueiro Matt Watson postou um vídeo explicando como criminosos usam a área de comentários para trocar informações e vincular os anúncios em redes de exploração sexual infantil.

O vídeo foi postado por Watson no último domingo (17) e já ultrapassou 1,9 milhão de visualizações. As empresas, que também inclui a Epic Games, responsável pelo jogo Fortnite, e a alimentícia Dr. Oetker, tem grande parte dos seus anúncios voltados para o público infantil e usam atores mirins nas ações de marketing.

A polêmica sobre os vídeos infantis é um novo golpe na reputação do YouTube de policiar conteúdo confidencial. Anteriormente, outras marcas retiraram temporariamente sua publicidade da plataforma após os anúncios aparecerem ao lado de conteúdo extremista, informou a CNN.

Em nota, o YouTube afirmou que “tomou medidas imediatas excluindo contas e canais, relatando atividades ilegais às autoridades e desabilitando comentários sobre dezenas de milhões de vídeos que incluem menores.”

Com a repercussão, as marcas cobraram medidas e uma posição da plataforma de vídeos gerida pelo Google. A Dr. Oetker pediu ao YouTube “que explique como que a publicidade de nossa empresa foi colocada em um ambiente que rejeitamos rigorosamente e consideremos altamente repreensível do ponto de vista ético.”

Já a Nestlé expressou otimismo de que o YouTube seria capaz de resolver os problemas rapidamente, observando que o conteúdo inadequado afetou “um volume extremamente baixo” dos anúncios da empresa.