PARIS (Reuters) – O diretor criativo e o presidente-executivo da grife francesa Balenciaga pediram desculpas nesta sexta-feira por uma campanha publicitária que gerou críticas nas redes sociais por acusações de que a publicidade apresentava imagens impróprias envolvendo crianças.

A polêmica em relação à campanha levou a estrela de reality show Kim Kardashian a rever seus laços com a marca.

“Eu quero pessoalmente me desculpar pela escolha artística errada do conceito para a campanha de presentes com as crianças”, disse o diretor criativo Demna Gvasalia, conhecido como Demna, em uma mensagem publicada no Instagram.

Separadamente, a detentora da grife, Kering, divulgou uma declaração assinada pelo presidente-executivo Cedric Charbit definindo novos processos internos, incluindo a nomeação de um “painel de imagens” para avaliar o conteúdo.

A marca repercutiu negativamente nas últimas semanas devido a duas campanhas separadas que foram publicadas online. Uma delas, no mês passado, anunciando uma coleção de presentes, trazia crianças segurando uma bolsa em forma de ursinho de pelúcia enrolado com alças estilo bondage – relacionadas à prática sadomasoquista.

Uma segunda campanha separada para a coleção de primavera 2023 da marca, ambientada em um escritório, incluía documentos com texto de uma decisão da Suprema Corte de 2008 relativa à pornografia infantil.

Em um comunicado nesta semana, a Balenciaga se desculpou e disse que investigações sobre as campanhas publicitárias estão em andamento. A marca acrescentou que os documentos com o texto jurídico sobre pornografia infantil eram adereços de terceiros e que a empresa havia apresentado uma queixa contra a inclusão dos “documentos não aprovados”.

No comunicado desta sexta-feira, Charbit disse que a marca decidiu não prosseguir com a ação.

“Quero pessoalmente reiterar minhas sinceras desculpas pela ofensa causada e assumir minha responsabilidade”, disse Charbit.

(Reportagem de Mimosa Spencer)

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