Giro

Dinossauro encontrado na Argentina pode ser o titanossauro mais antigo já descoberto

Crédito: Reprodução/Australian Age of Dinosaurs Museum of Natural History

Pesquisadores do conselho científico nacional do país acreditam que o titanossauro fossilizado vagava pelo que hoje é a Patagônia há 140 milhões de anos (Crédito: Reprodução/Australian Age of Dinosaurs Museum of Natural History)

Um enorme dinossauro desenterrado na Argentina pode ser o titanossauro mais antigo já descoberto, dizem os cientistas. Pesquisadores do conselho científico nacional do país acreditam que o titanossauro fossilizado vagava pelo que hoje é a Patagônia há 140 milhões de anos, no início do período Cretáceo.

+ Desaparecimento dos dinossauros pode ter sido causado por um cometa

Essa nova análise significaria que os titanossauros, um grupo diversificado de dinossauros comedores de plantas de pescoço longo, viveram mais tempo atrás do que se pensava.

A principal importância desse fóssil, além de ser uma nova espécie de titanossauro, é que é o mais antigo registrado para esse grupo no mundo, segundo Pablo Gallina, do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet).

Ele acrescentou que os fósseis de 140 milhões de anos são “realmente muito raros”. Além de ser o titanossauro mais antigo já descoberto, também é considerado o maior .

Embora o fóssil esteja incompleto, seu osso pélvico e vértebras sugerem que tinha cerca de 20 metros de comprimento. Seu parente próximo, o Andesaurus , atingiu 18 metros de comprimento. O maior animal que já existiu continua sendo a baleia azul, que pode atingir 33,5 metros de comprimento.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel