Na primeira fase do Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central (BC), foram liberadas consultas no valor total de R$ 4 bilhões. A segunda fase do programa está prevista para maio, com uma nova lista de consultas. Ou seja, se você ainda não foi contemplado com a devolução de algum dinheiro esquecido, este pode ser o momento.

No total, o BC estima que R$ 8 bilhões serão devolvidos aos clientes de bancos em 2022. Nesta segunda-feira (07), o BC divulgou o passo a passo para pessoas físicas e jurídicas fazerem o saque do dinheiro “esquecido” em bancos. Agora, os cidadãos também já podem consultar os saldos e solicitar o resgate de valores.

+ Receita libera download de programa para declaração do IRPF 2022; confira

Na nova fase de consulta, os brasileiros terão acesso a uma atualização em Valores a Receber, com saldos de outras instituições. São eles: tarifas cobradas indevidamente; parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente; contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível; contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; entidades em liquidação extrajudicial; Fundo Garantidor de Crédito; e Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.

Confira os passos para solicitar o depósito dos valores aqui. Para aqueles que já tiveram os valores a receber do BC disponibilizados, o calendário de solicitação do dinheiro é o seguinte:

  • Pessoas nascidas antes de 1968 agendamento do resgate: 7 a 11 de março – repescagem: 12 de março;
  • Pessoas nascidas entre 1968 e 1983 agendamento do resgate:  14 a 18 de março – repescagem: 19 de março;
  • Pessoas nascidas depois de 1983 – agendamento do resgate: 21 a 25 de março repescagem: 26 de março.