Giro

Dieta rica em vegetais ajuda a prevenir Covid e reduzir sua gravidade

Crédito: Reprodução/Pexels

Curiosamente, os efeitos benéficos da dieta baseada em alimentos saudáveis são mais relevantes em pessoas que vivem em regiões mais pobres. (Crédito: Reprodução/Pexels)

É sabido que problemas metabólicos como obesidade e diabetes tipo 2 estão associados a um risco aumentado de covid-19, bem como ao aumento da gravidade da doença. Agora, um estudo publicado na última terça (7), na revista científica Gut, revela que seguir uma dieta rica em vegetais pode proteger contra o coronavírus (SARS-CoV-2).

Curiosamente, como mostra o jornal americano The Harvard Gazette, os efeitos benéficos da dieta baseada em alimentos saudáveis, especialmente plantas, são mais relevantes em pessoas que vivem em regiões mais pobres.

+ Não basta deixar de comer para emagrecer; qualidade dos alimentos é essencial

No estudo, os pesquisadores examinaram dados de 592.571 participantes do estudo Covid-19 Symptom Study, que usa aplicativo para celulares. Os voluntários eram do Reino Unido e dos EUA e foram acompanhados de 24 de março a 2 de dezembro de 2020.



No início do estudo, os participantes preencheram um questionário sobre hábitos alimentares antes da pandemia. A qualidade da dieta foi avaliada por meio de uma pontuação baseada em vegetais saudáveis, como frutas, verduras e legumes, explica o jornal.

Durante o acompanhamento, 31.831 participantes desenvolveram covid-19. Em comparação com os indivíduos que tinham as piores dietas, aqueles que comiam mais vegetais apresentaram um risco 9% menor de desenvolver a infecção por coronavírus e 41% menos chance de apresentar sintomas graves.

“As descobertas foram consistentes mesmo levando em conta uma série de fatores como comportamentos saudáveis, determinantes sociais da saúde e taxas de transmissão de vírus na comunidade […] Nosso estudo sugere que os indivíduos também podem reduzir potencialmente o risco de ter covid-19 ou apresentar resultados ruins prestando atenção à dieta”, comenta o pesquisador Andrew Chan, da Universidade de Harvard, nos EUA, um dos autores do estudo, citado pelo The Harvard Gazette.

Os pesquisadores descobriram ainda que a relação entre dieta e risco ou gravidade da covid-19 se mostrou maior em populações com problemas socioeconômicos.

De acordo com o periódico americano, se as pessoas que vivem em regiões mais pobres seguirem uma dieta rica em vegetais, passam a ter os mesmos benefícios na prevenção e na redução da gravidade da infecção causada pelo SARS-CoV-2.

Os resultados também sugerem que estratégias de saúde pública que melhorem o acesso a alimentos saudáveis podem ajudar a reduzir a contaminação na pandemia de covid-19.

É importante lembrar que esse estudo é observacional e levou em conta os dados apresentados pelos voluntários, não tendo, portanto, relação de causa e efeito.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

Tópicos

3ª dose alimentação nutritiva alimentação saudável alimentos plant-based o que são? anticorpo monoclonal anticorpos covid sintomas anticorpos infectados nova infecção astrazeneca trombose Cepa colombiana cepa colombiana é mais letal? cepa delta comida quadrada comida saudável coronavírus alimentação coronavírus animais coronavírus estudos coronavírus soja covid anticorpos covid antiviral medicamento covid longa covid passa para animais covid remédios covid restrições covid tratamentos Covid variantes efeitos permanentes Empresa de alimentos empresa de comida europa ainda tem restrições? gorilas com covid idosos têm que tomar 3ª dose? imunizados naturais imunizados têm que usar máscaras infectados imunizados máscara vacina máscaras vacina OMS medicamento MSD covid nutrição o que é como funciona uma startup? o que é trombose Para que serve uma startup? pets têm covid? plant based pode haver duas infecções diferentes posso me infectar depois de vacinado? Qual país tem mais infectados? quando vou deixar de usar máscara? quantas doses já foram aplicadas? quanto o mercado de alimentação movimenta por ano nos EUA? quanto tempo duram os anticorpos quanto tempo duram os sintomas? quantos faltam vacinar? quantos vacinados tem o Brasil? que alimentos inibem o coronavírus quem deve tomar 3ª dose? revolução da alimentação rio afrouxa restrições praias rio restrições RJ restrições sequelas covid squarEat Startup startup como funciona startup exemplos startup o que é? O que é uma startup exemplo? superanticorpo trombose vacina idosos vacina 3ª dose vacina duas doses protege mais que a de dose única? vacina reinfecção vacina risco de trombose vacina trombose vacinados infectados imunidade Variante cama variante delta Variante gama é perigosa? variante gama Manaus Variante Gamma zoológico EUA covid