Uma pesquisa da Universidade de Chicago publicada na revista científica Jama Internal Medicine afirma a importância do sono na redução de peso e no combate à obesidade. Pessoas que dormem bem ingerem menos calorias durante o dia.

A investigação reuniu 80 adultos acima do peso que dormiam, em média, 6,5 horas por noite. Durante um processo de reeducação, eles passaram a dormir 8,5 horas por noite e reduziram o tempo gasto no celular e com o consumo de álcool a partir de uma terapia de higiene do sono.

+ Mais de 80% dos brasileiros perderam o sono por causa de dívidas, aponta pesquisa

Depois de quatro semanas, as pessoas que dormiram mais tempo reduziram, em média, a ingestão de 270 kcal por dia – alguns chegaram até 500 kcal. Se mantivesse essa média de sono e a respectiva ingestão calórica por três anos, a pessoa poderia perder 12 kg apenas com a “dieta do sono”.

Isso ocorre porque uma noite mal dormida eleva os níveis de grelina, hormônio que estimula a sensação de fome, e reduz a leptina, que responde pela sensação de saciedade. Uma noite bem dormida equilibra os hormônios, o que acarreta uma diminuição da ingestão de calorias e, consequentemente, gera redução de peso.