Economia

Diesel sobe 4,4% nos postos em maio, diz Ticket Log; ValeCard vê alta de 0,9% em gasolina

Crédito: Arquivo / Agência Brasil

O valor do litro do diesel aumentou 4,4% no mês de maio (Crédito: Arquivo / Agência Brasil )



SÃO PAULO (Reuters) – O preço médio do diesel nos postos brasileiros subiu 4,4% no mês de maio ante abril, para 7,17 reais por litro, segundo levantamento feito pela Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil.

O Índice de Preços Ticket Log (IPTL) mostrou ainda que o diesel tipo S-10 teve acréscimo de 4,14% no período, atingindo 7,28 reais por litro.

Dois diretores de empresa brasileira de investimentos verdes são condenados em Londres

BT e Ericsson fazem parceria para construir redes privadas 5G




Podemos ver desemprego abaixo de dois dígitos neste ano, diz Campos Neto

O diesel registra uma sequência de seis altas consecutivas e está 29% mais caro se comparado aos valores do início do ano e 53% mais caro frente a um ano atrás, disse em nota Douglas Pina, diretor-geral de mainstream da Divisão de Frota e Mobilidade da Edenred Brasil.

A elevação de preços do combustível ocorre em meio aos impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia sobre o mercado de petróleo –o que tem levado a reajustes por parte da Petrobras nas refinarias– e diante de preocupações de agentes com escassez de diesel no país.


Na análise por regiões, o preço do diesel comum teve alta generalizada em maio. O Norte mostrou a maior elevação de preços no mês, de 4,83%, com o combustível atingindo 7,43 reais. A região também registrou a média mais cara para o S-10, vendido a 7,56 reais, com alta de 4,03%.

Não houve recuo dos valores do combustível em nenhum Estado em maio. A média mais alta de preços foi observada no Acre para o tipo comum (7,77 reais, +2,74% no mês) e no Amapá para o S-10 (7,85 reais, +0,73%).

O levantamento é feito com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log.

GASOLINA

Já o preço médio da gasolina no Brasil encerrou o mês de maio a 7,592 reais por litro, 0,9% acima do registrado em abril, segundo a ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas.

O valor de maio é o maior já registrado pelo levantamento da ValeCard, que começou a ser realizado em janeiro de 2019. Nos últimos 12 meses, a gasolina registra alta de 30,18%.

Na abertura por Estados, Bahia (5,77%), Amapá (3,56%) e Ceará (1,87%) registraram as maiores altas no valor do combustível em maio. Já as maiores quedas foram observadas em Pernambuco (-1,32%), Rio Grande do Norte (-1,31%) e Acre (0,43%).

(Por Letícia Fucuchima)






Tópicos

abastecimento adquirir diesel Agência Nacional do Petróleo agencia reguladora alinhar os preços alto preço do combustível ameaça de desabastecimento ANP aumentar os fretes aumento da gasolina aumento do preço dos combustíveis aumento no diesel aumento no preço do frete bolsonaristas caminhoneiros Bolsonaro bolsonaro caminhoneiros Bolsonaro campanha economizar combustível caminhoneiro autônomo caminhoneiros caminhoneiros alimentos caminhoneiros alta do diesel maio 2022 caminhoneiros apoiam Bolsonaro? caminhoneiros boleia caminhoneiros cidades caminhoneiros desabastecimento caminhoneiros preço diesel campanha para economizar combustível cargo combustíveis combustível Combustível diesel combustível fóssil combustível mais comercializado Como é feito o óleo diesel? Como ser revendedor diesel? demitido desabastecimento diesel diesel escassez maio 2022 diesel greve caminhoneiros maio 2022 diesel mais valor nominal diesel nos postos brasileiros sobe 4% diesel preço alta 4% abril diesel reajuste 10 maio 2022 hoje diesel risco de desabastecimento diesel tipo S-10 diretoria da Petrobras distribuidoras do Brasil distribuidores Divergências Eduardo Bacellar Leal Ferreira petrobras empresas de transporte estatal estoques brasileiros de petróleo etanol etanol anidro etanol hidratado europa caminhoneiros europa precisa de 400 mil caminhoneiros ex-presidente ex-presidente da Fecombustíveis falta de diesel Fecombustíveis frete gás de cozinha gasolina gasolina C GLP governo governo brasileiro estuda congelar preços combustíveis petróleo ucrânia governo de Jair Bolsonaro Governo obtém liminar greve greve bolsonaro GREVE CAMINHONEIROS guerra guerra na ucrânia ICMS importação Importação de diesel importação de diesel pelo Brasil importação de etanol anidro importações de gasolina importadores importadores de diesel Importar imposto Índice de Preços Ticket Log Jair Bolsonaro litros de diesel Litti óleo diesel Petrobras Landim petrobras lucro recorde petrobras novo presidente petrobras ppp petrobras preço dos combustíveis petrobras privatização petrobras reajuste combustíveis 2022 petrobras tem desvalorização 2022 Preço diesel s10 hoje preço diesel sobe abril preço médio do diesel preços presidente Jair Bolsonaro Qual o valor do óleo diesel? Quem fabrica os relógios Diesel? racionamento risco de desabastecimento de diesel risco de desabastecimento diesel Ticket Log Ucrânia Valor do diesel Valor do diesel hoje 2022 vendas vendas de diesel pelas distribuidoras do Brasil vendas de gasolina C vendas do combustível volume de importação