Thiago Haka é uma das histórias de profissionais que precisaram se reinventar com a pandemia de Covid-19. Ele trabalhava como recepcionista em um hotel quando tudo precisou ser fechado, em março de 2020. Conversando com um amigo, se interessou por uma nova atividade: a faxina. 

Haka começou a trabalhar como diarista e ganhou fama ao dar dicas de faxina na internet. Ao UOL, ele contou que inicialmente usava seu Facebook e Instagram somente para contar a sua nova rotina para amigos. Mas depois que participou de um workshop, contou que passou a se enxergar como uma empresa e usar as redes de uma outra forma. Até que no dia 23 de junho, ele conseguiu viralizar com uma thread sobre produtos de limpeza. 

+Salário mínimo ideal para uma família deveria ser R$ 6.388,55, calcula Dieese

Depois da fama repentina, ele já estrelou campanhas para marcas como o Nubank, cursa uma faculdade de marketing e pensa em ir para a Irlanda em 2024. Atualmente ele usa os produtos que ganha das marcas para fazer faxina em casas de clientes mais vulneráveis, como mães solo e pessoas com dificuldade de locomoção. 

No futuro, ele disse que quer montar a sua empresa e empregar pessoas. “Não custa nada sonhar”, disse.