A joia Sakura, com 15,81 quilates, foi vendida por 29,3 milhões de dólares (157 milhões de reais) em Hong Kong, se tornando o diamante purple-pink mais caro vendido em leilão, segundo revelou a CNN. A casa de leilões Christie’s, responsável pela venda, afirma que o diamante apelidado pelas flores de cerejeira (árvores comuns no Japão) é o maior do seu tipo a ser leiloado.

Fixado num anel de platina simples, a pedra valiosa foi classificada como “impecável”, significando que possíveis manchas só são visíveis sob ampliação. A pedra foi também classificada como fancy vivid, uma medida apenas alcançada por 4% dos diamantes rosa.

+ Um dos vídeos mais virais da internet é vendido por 760 mil dólares em leilão NFT

A presidente do departamento de joias da Christie’s, Vickie Sek, declarou que é extremamente raro os diamantes rosa serem classificados como perfeitos, uma vez que contém granulação muito visível. Outro ponto de satisfação foi o tamanho da pedra, uma vez que menos de 10% deste tipo de diamantes pesa mais de 0,2 quilates.

Apesar dos elogios, o preço final da Sakura ficou aquém da estimativa da leiloeira, que perspetivava vender a pedra preciosa por 38 milhões de dólares. Ainda assim, e apesar do valor ter ficado longe, o diamante purple-pink quebrou o recorde do leilão de uma pedra do gênero. No ano passado, o diamante “O Espírito da Rosa”, com 14,8 quilates, arrecadou 27 milhões de dólares em Genebra através da leiloeira Sotheby’s.

Até o momento, o diamante deste gênero mais caro foi vendido em 2017. O diamante rosa de 59,6 quilates arrecadou o recorde ao ser vendido por 71,2 milhões de dólares (58,4 milhões de euros) na Sotheby’s de Hong Kong, tendo sido renomeado como CTF Pink Star pelos compradores.