A fabricantes de bebidas Diageo, dona de marcas como Smirnoff e Johnnie Walker, registrou queda de 47% no lucro operacional global, para £ 2,1 bilhões (R$ 14,6 bilhões) até o final de junho. A companhia, apesar das vendas online, não conseguiu compensar as perdas do fechamento de bares por conta da pandemia de coronavírus.

As vendas caíram 8,7%, para £ 11,8 bilhões no semestre. Já para o segundo trimestre, a queda foi 23%, com grande impacto do isolamento social. O melhor desempenho da América do Norte, de acordo com relatório divulgado pela companhia, compensou, em partes, os declínios em todas as outras regiões.

+ Johnnie Walker será vendido em garrafas de papel
+ Diageo, dona da Johnny Walker, amplia licença paternidade para seis meses mundialmente

Enquanto as vendas caíram mais de 30% em todas as regiões, as receitas na América do Norte caíram apenas 1%, com as vendas de tequila aumentando acentuadamente. O CEO da Diageo, Ivan Menezes, atribui isso ao fato de que apenas 20% das vendas da Diageo nos EUA são de bares, restaurantes e outros locais de hospitalidade.

O executivo também informou que a empresa trabalhou para vender mais bebidas diretamente para os clientes domésticos. Inclusive utilizam plataformas de varejistas na internet como a Amazon.

Segundo Menezes, embora a trajetória da recuperação para os próximos meses seja incerta, a empresa está confiante em sua estratégia e na resiliência dos negócios.