Em 7 de julho é comemorado o Dia Mundial do Chocolate. Algumas teorias apontam que a data marca a chegada do produto na Europa, por volta do século XV. Além de ser um alimento apreciado por muita gente, o chocolate oferece benefícios para a saúde.

Um estudo de pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da Universidade de São Paulo (USP), mostra que o chocolate com maior teor de cacau pode contribuir para os cuidados paliativos, sem possibilidade de cura, de idosos com câncer. O chocolate é benéfico para a melhora do estado nutricional, da funcionalidade e diminuição de sintomas nesses pacientes.

A pesquisa foi realizada com 46 pacientes idosos com câncer. Todos os voluntários receberam tratamento padrão e foram divididos em três grupos: um com pessoas que não receberam chocolate, outro de pessoas que consumiram 25 gramas diárias de chocolate com 55% cacau e, por último, aquelas que ingeriram a mesma quantidade de chocolate branco.

Brasil planta maior safra de trigo em 32 anos e projeta colheita recorde

Os voluntários tinham média de 67 anos e 43,5% estavam em risco de desnutrição ou desnutridos antes do início do trabalho. “No final do estudo, observamos que os índices das avaliações nutricionais foram aumentados significativamente. A elevação teve significância clínica e não houve indivíduo classificado como desnutrido após a intervenção. Isso evidencia que, possivelmente, a intervenção nutricional pode ser capaz de reduzir a perda de peso em pacientes com câncer em estágio avançado melhorando o estado nutricional”, afirma, em nota, Josiane Cheli Vettori, nutricionista e autora do estudo.

“Queríamos fazer um trabalho de pesquisa que fosse útil para o público-alvo, promovendo melhora nos problemas nutricionais, conforto e prazer. Foi assim que pensamos em estudar o chocolate, que tem uma história antiga na sociedade e que é alvo de estudos na área cardiovascular”, disse Nereida Kilza da Costa Lima, médica geriatra e orientadora do estudo.

Os detalhes da pesquisa podem ser conferidos aqui.