Para expandir as vendas da marca e aproveitar a alta demanda do Dia dos Pais, O Boticário integrou todas as unidades físicas com sua loja online, possibilitando o modelo clique e retire, que envolve a compra feita pela internet e retirada na loja mais próxima. 

Com aproximadamente 4 mil lojas espalhadas pelo Brasil, a novidade permite que os consumidores de regiões mais afastadas aproveitem os produtos com um prazo de entrega menor podendo retirá-los em até um dia útil. O prazo é uma novidade já que para algumas localidades as compras feitas online levam de 8 a 15 dias para chegar.

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“Estamos nas 27 capitais do país operando a modalidade. Em São Paulo, praça de maior relevância no e-commerce, operamos com o maior número de lojas com a modalidade de retirada ativa, seguido pelo Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG)”, afirma Lívia Masiero, diretora de e-commerce do Grupo Boticário. Graças aos avanços da omnicanalidade no grupo, os pedidos do e-commerce deste ano já tiveram uma redução média de 30% no prazo de disponibilização aos consumidores comparado a 2021. 

Para conseguir integrar todas as unidades ao e-commerce, o Grupo Boticário vem trabalhando desde 2017 em um projeto que envolvia lojas em cerca de 1.500 cidades do país, investindo em um sistema de integração e leitura de estoque, além de treinamento para os vendedores das unidades físicas para promoverem um relacionamento mais próximo com o consumidor. Nos últimos meses, O Boticário intensificou esse projeto e dobrou o número de pontos de venda operando no formato clique e retire desde o ano passado.

Os esforços resultaram no sucesso do modelo, que hoje é responsável por um terço de todas as vendas feitas pela marca na internet. Em algumas cidades, essa proporção chega a 50%, tendo o tempo de entrega de até um dia útil e frete grátis como diferenciais.

Além de aumentar as vendas, a estratégia também proporciona um contato do comprador do online, que ficou acostumado com o serviço, principalmente após a pandemia, com o ambiente físico, que pode gerar uma nova compra na hora de buscar o produto. “As lojas recebem novos clientes que antes compravam apenas pelo e-commerce e, com a experiência positiva, passam a ser novos clientes da loja física também”, finaliza Lívia.