O Dia dos Namorados acontece na segunda-feira (12) e o comércio já está aquecido para a data. De acordo com pesquisas da Shopee e do Mercado Pago, os brasileiros querem gastar entre R$ 100 e R$ 500 em presentes.

O Mercado Pago entrevistou usuários da plataforma e 34% disseram que pretendem gastar mais de R$ 500. Outros 32% afirmaram que o orçamento para a data está entre R$ 100 e R$ 300. Já pesquisa realizada pela plataforma de Marketplace Shopee afirmou que o ticket médio dos usuários será de R$ 215. 

+Inscrição para edital da Ambev e PretaHub termina nesta sexta (9); veja como participar

“Dos brasileiros que pretendem comprar presentes para o Dia dos Namorados, 75% afirmaram que vão gastar mais neste ano, enquanto 18% devem gastar o mesmo valor do que em 2022. Acreditamos que esse aumento no ticket médio tenha relação com a elevação nos preços dos produtos e também com o tipo dos itens escolhidos, como eletrônicos e celulares”, conta Ignácio Estivariz, Head de Banco Digital do Mercado Pago no Brasil. 

Primeiro o preço, depois o presente

Outro dado coletado pela pesquisa da Shoppe é que os brasileiros olham primeiro para a faixa de preço e, depois, pesquisam os presentes na internet. Neste caso, 38% agem dessa forma, enquanto 33% afirmam que pesquisam o presente primeiro para depois procurarem boas ofertas. 

“O levantamento mostra que uma boa oferta é importante para o brasileiro na hora de comprar. A maioria dos consumidores se baseia primeiro na faixa de preço, para depois escolher o que e onde comprar. É por isso que nosso foco tem sido cada vez mais disponibilizar recursos em nossa plataforma para atender a essa grande expectativa dos usuários, através de cupons e ofertas especiais para cada data”, comenta Felipe Piringer, responsável pelo marketing da plataforma. 

O Google ainda é a ferramenta mais utilizada por usuários em busca de promoções, com 40%, enquanto 35% avaliam o valor em lojas recomendadas e 26% consultam o Instagram. A indicação de amigos segue muito importante, com a preferência de 23% dos respondentes e 15% confiam no Facebook e no Youtube. 

Outro dado que a pesquisa indica é que apenas 17% dos entrevistados já sabiam qual presente comprariam para o namorado ou namorada no final de maio.  

Consumidores não querem parcelar 

Em relação às formas de pagamento, o Pix e o cartão de crédito são as duas modalidades mais utilizadas pelos consumidores. A pesquisa do Mercado Pago apontou que 42% não querem parcelar os presentes e 39% querem parcelar em, no máximo, três vezes sem juros. 

Além disso, 64% dos consumidores querem pagar o presente no cartão de crédito, mas 81% consideram pagar à vista via Pix se conseguirem um bom desconto.

Moda e vestuário são os itens mais escolhidos 

O setor de moda e vestuário é o mais procurado nas duas plataformas para a compra de presentes para o Dia dos Namorados. Produtos de beleza e artigos eletrônicos vêm logo atrás.