O Dia dos Namorados está se aproximando, e por ser uma das datas mais esperadas do varejo nacional, é importante que os vendedores se programem para aproveitar ao máximo as movimentações do mercado e ampliar a sua receita.

Segundo um relatório da All in em parceria com ClearSale e Geotrust, o faturamento do Dia dos Namorados de 2022 ultrapassou R$6,5 bilhões para o comércio (contabilizados do dia 16 de maio a 12 de junho), o que demonstra a relevância da data para o varejo.

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Pensando em aproveitar essa época do ano da melhor maneira possível, alavancando as vendas, Elisandra Blank, consultora oficial do Mercado Livre, selecionou seis dicas para ajudar os empreendedores a alavancar as vendas na data:

Escolha qual produto é a sua aposta

A consultora ressalta que o primeiro passo é se programar: “Além de definir os produtos que serão vendidos, é preciso se preparar e ter um estoque mínimo para as vendas.

É importante apostar em um produto único ou então montar um kit com itens correlacionados que agreguem valor à oferta, ou a sua marca, como por exemplo, ao invés de vender somente um par de brincos, ter também como mais uma opção um conjunto unindo colar e pulseira a oferta”.

Segundo Elisandra, para apostas mais certeiras, uma ótima dica é ficar de olho nas tendências de produtos mais buscados na plataforma.

Como chamar atenção para o seu produto

“É preciso pensar em como atrair os clientes para o produto de forma visual. Por exemplo, todo anúncio online precisa de fotos que chamem atenção para o produto, destacando atributos que agregam ainda mais valor ao item. Então dedique tempo para produzir opções de imagens que vão te ajudar na divulgação”, diz a consultora. Segundo ela, se engana quem acha que uma grande produção precisa de câmera profissional e itens caros para compor o cenário. Um celular com uma câmera boa, e um espaço bem iluminado já são ideais para começar.

Pense em marketing de conteúdo

É preciso analisar os hábitos de consumo dos potenciais clientes e preparar-se para atendê-los. Um exemplo disso é que os consumidores costumam ir atrás de presentes em média duas semanas antes para celebrar o dia com seus pares, por isso, a consultora dá a dica: “Em 2023, vale lembrar que a data ocorre próxima ao feriado de Corpus Christi, e cairá em uma segunda-feira.

Se programe para começar a anunciar entre 10 e 15 dias de antecedência da data. Quem não é visto, não é lembrado, então é preciso mostrar corretamente o produto a ser vendido e ressaltar os seus diferenciais, independente do canal de venda escolhido”, explica Elisandra.

Considere a experiência de compra do seu cliente

Desde a embalagem adequada para proteger o item até o momento em que o cliente a abre, é preciso avaliar a jornada e saber qual a experiência quer oferecer. “Aqui vai uma provocação: é possível adicionar um diferencial ao seu pedido? Não precisa ser algo grande ou que demande muito investimento, prejudicando sua operação e seus ganhos.

Para cativar o cliente, detalhes fazem a diferença. Uma embalagem personalizada, um bilhetinho com frases de filmes românticos ou até uma cartinha personalizada agradecendo a compra, costumam conquistar a simpatia dos clientes”, diz a consultora do Mercado Livre. “Não esqueça que o Dia dos Namorados esse ano acontecerá logo após um feriado. É preciso se organizar com a transportadora ou com a empresa que fará a entrega para que o prazo seja cumprido e o cliente receba o produto antes da data comemorativa”, completa ela.

Utilize a data como uma oportunidade para fidelizar clientes

A dica é mostrar aos consumidores que a sua loja pode oferecer exatamente o que precisam em diversas ocasiões ao longo do ano. ”Aproveite o Dia dos Namorados para dar um UP nas vendas e gerar relacionamento e recompra em próximas datas comemorativas. O ideal é formar uma base de contatos de clientes que compraram e todos os meses mandar uma promoção ou lista de produtos disponíveis”.

Tenha um plano para atender a pedidos de última hora

Nem todo consumidor consegue se antecipar e acaba comprando o presente em cima da hora, por isso, a dica da consultora é ter sempre um plano desenhado para atender os pedidos realizados perto do dia 12 de junho. “Defina, por exemplo, se, por questões logísticas, nos dias que antecedem a data, você atenderá somente os clientes da sua cidade ou estado e em quanto tempo consegue completar a entrega.

Os empreendedores que têm seus negócios no e-commerce do Mercado Livre, por exemplo, podem contar com o Mercado Envios Full, em que os produtos já ficam armazenados nos centros de distribuição e 70% das entregas são feitas em até 24h. São mais de 100 cidades com entregas no mesmo dia, 2,1 mil municípios com entrega em até um dia e 4,7 mil cidades com entregas em até dois dias.”, explica a consultora.

Além das dicas acima, o Mercado Livre possui uma série de iniciativas e soluções para qualificar seus vendedores, como o Programa de Vendedores, uma plataforma turbinada de conteúdo para quem está começando, para quem está no meio do caminho e também para quem está em um estágio mais avançado em seus negócios. Além disso, a plataforma disponibiliza a Central de Vendedores, onde é possível encontrar todas as informações necessárias para crescer como vendedor e se profissionalizar.