A semanado Consumidor acontece a partir desta terça-feira (15), mas muitas lojas aproveitam todo o mês para oferecer descontos. 

De acordo com especialistas, o período pode ser uma boa oportunidade para aumentar as vendas e a base de clientes, mas é preciso ficar atento para que isso não se transforme em dor de cabeça. 

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Confira algumas dicas que as empresas devem seguir para reforçar a sua imagem e evitar dores de cabeça no período. 

O trabalho dura o ano inteiro

Algumas empresas aproveitam março para fazer a semana ou até mesmo o mês do consumidor e estender um pouco mais as promoções em seus sites ou lojas físicas. O importante, porém, é não esquecer do gerenciamento do relacionamento entre a sua empresa e seu cliente ao longo do ano.

A professora de Marketing de Comportamento do Consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas Mariana Munis diz que entender o público alvo da sua empresa é central nessa estratégia. 

“O principal desafio é fazer com que ela volte a comprar com você. Para isso eu preciso de um gerenciamento do meu relacionamento com esse consumidor. Uma dica é separar os clientes de acordo com perfis diferentes e oferecer produtos e serviços para as suas necessidades durante todo o ano”, disse. 

Entender o que o público quer

Em um momento de digitalização do comércio e estratégias omnichannel, que faz com que os canais de venda estejam mais integrados, é muito importante saber onde o público está e o que ele quer. 

Alyne Silva, diretora de operações da Doc.Sync, agência especializada em inteligência de vendas, explicou que essa abordagem do público alvo é essencial para se ter sucesso numa data como essa. 

“Um grande desafio é mapear antecipadamente qual a necessidade do público alvo nessa data. Qual o produto chave da estratégia, qual plano para atingir esse público, como vão fazer a divulgação. A empresa precisa fazer essa divulgação com os atrativos específicos para cada canal e tipo de público”, apontou.

Desenvolva estratégias de fidelização

De nada adianta ter uma grande campanha bem sucedida de vendas nesse período se o cliente não voltar para a loja posteriormente. 

Para isso Juam Rosa, CEO da consultoria de marketing Complement, é preciso usar estratégias como remarketing, onde é oferecido um produto que o consumidor não comprou da última vez que esteve no site da loja, e cashback na próxima compra podem ser válidas para continuar tendo um relacionamento com esse cliente. 

Além disso, ele reforça que as empresas precisam estar em todos os canais possíveis abordando uma estratégia de omnichanel. 

“Se eu estou no digital, esse pode ser o momento de trazer o consumidor para a loja. O momento é colocar uma dinheiro para trazer os clientes para o digital e para o físico também, já que a pandemia está passando. As pessoas querem mais opções nesse momento”, encerrou.