Giro

Dia D de vacinação: SP espera aplicar 403 mil segundas doses hoje

Crédito: Arquivo / Agência Brasil

Mais de 5 mil pontos estarão abertos no estado, das 7h às 18h, para atender esse público (Crédito: Arquivo / Agência Brasil)

Mais de 403 mil pessoas são aguardadas nos postos de saúde em São Paulo hoje (5) para completar o esquema vacinal contra a covid-19. Esse é o total de paulistas que não compareceram para receber a segunda dose do imunizante. Mais de 5 mil pontos estarão abertos no estado, das 7h às 18h, para atender esse público. A ação é feita em parceria com as prefeituras.

As vacinas disponíveis no Brasil contra o coronavírus devem ser tomadas em duas doses. No caso da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês SinoVac, o prazo entre as aplicações é de 28 dias. O imunizante da Fiocruz/Astrazeneca tem intervalo de 12 semanas. A coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, destaca que a proteção total só é garantida após completar o esquema.

+ G7: Há argumentos para garantir acesso equitativo às vacinas da Covid-19 no mundo

Números

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde indica que 139.826 pessoas não tomaram a segunda dose da Fiocruz/AstraZeneca e outros 263.497 não garantiram o reforço da CoronaVac.



Segundo o governo estadual, as remessas para os 645 municípios garantem os quantitativos da primeira e segunda dose, feitas em duas entregas diferentes. Mesmo assim, a secretaria enviou na semana passada 279.815 doses extras da CoronaVac para cerca de 500 cidades.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago