Tecnologia

Deu match! Aplicativo conecta animais e adotantes

Crédito: Divulgação / PetPonto

PetPonto, um aplicativo que conecta Organizações não Governamentais (ONGs) e pessoas autônomas protetoras de animais a possíveis pessoas adotantes (Crédito: Divulgação / PetPonto)

Já pensou num crush peludo, com focinho e rabinho abanando quando te ver? Esse crush não está nos aplicativos conhecidos de relacionamento. Ele pode estar no PetPonto, um aplicativo que conecta Organizações não Governamentais (ONGs) e pessoas autônomas protetoras de animais a possíveis pessoas adotantes. Com a geolocalização, é possível identificar onde estão os animais e analisar o perfil de cada um, como acontece em alguns aplicativos de relacionamento entre humanos. O aplicativo é gratuito.

“São mais de 170 mil animais à espera de uma família, fora os que estão com protetores independentes. Iniciativas como essa são urgentes”, disse o jornalista Celso Zucatelli, idealizador da plataforma.



Nos últimos 18 meses, período da pandemia, aumentou o número de animais abandonados. “Por falta de dinheiro ou outros motivos, muita gente deixou o pet para trás”, disse ao Uol, Fernanda Delboni, empresária e CMO da Techsocial, companhia que desenvolveu o PetPonto

“O desafio é atender as expectativas das ONGs e convencê-las a usar o app. O terceiro setor precisa muito de ajuda, especialmente a causa animal”, disse Fernanda.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), têm 30 milhões de animais abandonados no Brasil. “Isso é a estatística oficial, mas sabemos que a realidade é muito mais grave”, desabafa o jornalista Celso Zucatelli.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Os usuários da plataforma podem colaborar com as organizações que acolhem os animais em situação de rua, mesmo sem adotar algum pet. “A ideia é conseguir ajudar as ONGs da melhor maneira possível, permitindo doações além das adoções”, explicou Zucatelli.

Os gatos também trocam matchs no aplicativo PetPonto. Para os gateiros, também tem bichanos esperando por um crush.


O aplicativo pode ser baixado em Android e iOS. Confira o site do app.