XANGAI (Reuters) – Detritos do maior foguete lançado pela China semana passada devem retornar pela atmosfera no fim deste sábado ou no começo de domingo, afirmaram centros de rastreamento na Europa e nos Estados Unidos neste sábado.

O ministério das Relações Exteriores da China disse na sexta-feira que a maioria dos detritos do foguete será queimada na reentrada e é altamente improvável que cause danos, depois de o exército dos EUA afirmar que o que eles chamaram de reentrada descontrolada estava sendo rastreada pelo Comando Espacial dos EUA.

A Vigilância e Rastreamento Especial da União Europeia disse que a última previsão para o momento da reentrada do corpo do foguete Long March 5B era de 190 minutos antes ou depois das 02h11 GMT de domingo.

O Centro de Reentrada Orbital de Estudos de Detritos (CORDS, sigla em inglês) na Corporação Aeroespacial, um centro de pesquisa e desenvolvimento financiado pelo governo federal dos EUA com foco no espaço, atualizou sua previsão de reentrada para quatro horas antes ou depois de 03h30 GMT no domingo.

O órgão europeu afirmou em seu site que a probabilidade estatística de impacto em áreas populadas é pequeno, mas mencionou que a natureza incontrolável do objeto significa que qualquer previsão é incerta.

O Long March 5B – com um núcleo central e quatro propulsores – decolou da ilha de Hainan, na China, em 29 de abril, com o módulo não-tripulado Tianhe, que contém o que se tornará alojamentos em uma estação especial chinesa permanente. O foguete deve ser seguido por mais 10 missões para completar a estação.

(Por Andrew Galbraith, Winni Zhou e Gabriella Borter)