O Detran-SP vai realizar um mutirão neste sábado (26) para que todos os cidadãos do estado que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida entre setembro e outubro de 2020 renovem o seu documento. O prazo vai até a próxima quinta-feira (31).

Foram abertas cerca de 9 mil vagas em 122 unidades do Poupatempo no estado. Será preciso fazer um agendamento prévio no site ou no aplicativo Poupatempo Digital. 

+ Lula lidera pesquisa com 44%; Bolsonaro é 2°, com 26%, diz Ipespe

Também é possível regularizar a CNH pelos canais digitais do Detran-SP. O cidadão pode solicitar de forma online a renovação simplificada, sem a necessidade de comparecer a uma unidade de atendimento. O único deslocamento obrigatório será para o exame médico na clínica credenciada ao órgão.

Depois das renovações ficarem paralisadas por conta da pandemia da Covid-19, a regularização do documento começou a voltar ao normal no fim do ano passado e vai seguir até o final de 2023.

Confira a tabela com as datas: 

Confira o passo a passo para a renovação da sua carta: 

A renovação pode ser feita de forma online pelo portal do Detran, pelo portal do Poupatempo ou pelo app ou do Poupatempo digital.

Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento. Se preferir fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento da data no portal do Poupatempo, no posto que deseja ser atendido.

Renovação das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas.

Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico.

Pague a taxa de emissão do documento no valor de R$ 116,50 (que inclui o envio pelos Correios (Banco do Brasil, Bradesco, Santander e casas lotéricas).

A CNH no formato digital, que é válida em todo o país, é disponibilizada por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito), da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal) disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.