Com uma mudança recente no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os motoristas de todo o Brasil passaram a contar com 40 pontos na habilitação – para motoristas com atividade remunerada a pontuação dobrou – e, em São Paulo, o Detran anulou quase 127 mil processos de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que ainda aguardavam julgamento.

Esses condutores que estavam pendurados, ou em vias de perder a habilitação, nem terão que sair de casa e fazer todo o caminho burocrático no Poupatempo, uma vez que todo o processo será realizado automaticamente pelo Detran.

+ Mercado de carros usados vive melhor momento da história

Quem for contemplado pela decisão do órgão de trânsito paulista será comunicado pelo Correio, mas quem ainda não recebeu a notificação poderá consultar o andamento do processo no site do próprio Detran clicando aqui.

Até março de 2021, o limite da pontuação para infrações de trânsito que geravam a suspensão da CNH era de 20 pontos. Com as mudanças estabelecidas pelo novo CTB, passaram para 20 pontos no período de 12 meses, com duas ou mais infrações gravíssimas; 30 pontos com uma infração gravíssima e 40 pontos sem nenhuma infração gravíssima ou se o condutor exercer atividade remunerada.