O Facebook deve revelar os detalhes da Libra, a sua própria criptomoeda, no próximo dia 18. Segundo informações divulgadas em sites internacionais, é esperado que o novo produto seja uma stablecoin indexada em mais de uma moeda tradicional para evitar a instabilidade cambial. A previsão é lançar a Libra no mercado até o próximo ano.

Com uma moeda própria, o Facebook não deve mais ter que pagar por encargos de transações financeiras e facilitará o pagamento e transferências de valores entre os usuários da rede social, além do WhatsApp e Instagram. Para os analistas, o lançamento do Facebook pode abrir oportunidade para que sites de compras ou redes sociais criem as suas próprias moedas para transações internas, como já ocorre com o aplicativo de conversas WeChat, na China.

Apesar das expectativas, ainda não se sabe como as agências reguladoras do mercado reagirão com a novidade. Na semana passada, o aplicativo de mensagens Kik Messesnger foi processado pela Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês), por ofertar criptomoedas sem autorização.