Despacho de bagagem em avião pode voltar a ser gratuito no Brasil; veja o que falta

A MP do Voo Simples tem força de lei (Crédito: José Cruz / Agência Brasil )
Foi aprovada na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (26), a Medida Provisória (MP) que retoma o despacho gratuito de bagagem de até 23 quilos em voos nacionais e de até 30 quilos em voos internacionais.
Atualmente, os passageiros têm direito a mala de mão gratuita de até dez quilos para levar na cabine e, para despachar as malas, as empresas podem cobrar pelo serviço.
A MP do Voo Simples tem força de lei, mas para se tornar permanente, precisa da aprovação do Congresso Nacional e do presidente da república. O prazo de vigência da MP é de 60 dias que podem ser prorrogados por mais 60 dias. Se o texto não for aprovado até 1º de junho, a MP deixa de valer, informa o portal Uol.
O texto já aprovado na Câmara segue para o Senado e se for aprovado lá, sem alterações, seguirá para a sanção ou veto do presidente Jair Bolsonaro.
A MP foi editada pelo governo em dezembro do ano passado para melhorar o ambiente de negócios do setor de aviação, reduzir custos, cortar taxas e aumentar investimentos para a conexão com regiões mais remotas.
+ Avião da Esquadrilha da Fumaça cai em Pirassununga
Para a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa as companhias Gol e Latam, a MP é positiva por desburocratizar o setor, mas a entidade discorda da franquia gratuita para as bagagens.
“O governo acertou ao enviar uma MP que auxilia o setor aéreo na recuperação pós-crise da pandemia do novo coronavírus, mas a mudança na cobrança de bagagem vai no sentido contrário da própria MP, pois reduz a competitividade do país”, disse o presidente da Associação, Eduardo Sanovicz, ao Uol.
A cobrança do despacho de malas foi aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em dezembro de 2016, no governo Michel Temer. A ideia era que as passagens ficassem mais baratas ao consumidor.
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
Abear Agência Nacional de Aviação Civil Anac aprovação do Congresso Nacional Associação Brasileira das Empresas Aéreas aumentar investimentos Aviação Avião Câmara dos Deputados cobrança de bagagem cobrança do despacho de malas competitividade consumidor coronavírus cortar taxas crise da pandemia despachar as malas despacho despacho de malas despacho gratuito de bagagem Eduardo Sanovicz empresas podem cobrar pelo serviço força de lei franquia gratuita para as bagagens Gol governo Michel Temer Investimentos Latam mala de mão gratuita malas medida provisória MP deixa de valer MP do Voo Simples negócios do setor de aviação pandemia passageiros têm direito a uma mala de mão passagens mais baratas pós-crise da pandemia prazo de vigência da MP presidente da Associação Presidente da República reduz a competitividade reduzir custos regiões mais remotas sanção ou veto do presidente Jair Bolsonaro sem alterações Senado setor de aviação texto já aprovado na Câmara voos internacionais Voos Nacionais