Giro

Desistência de Doria anima PT a buscar tucanos insatisfeitos

Crédito: Carla Carniel/Reuters

Ex-governador João Doria fica comovido durante discurso de desistência; saída anima PT a buscar tucanos insatisfeitos (Crédito: Carla Carniel/Reuters)

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) – A desistência de João Doria de sua candidatura à Presidência pelo PSDB pode acelerar um discreto movimento de apoio de nomes históricos do partido em direção ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo que ainda não no primeiro turno, a depender do trabalho feito pelo petista e por seu candidato a vice, o ex-governador tucano Geraldo Alckmin.



Renúncia de João Doria: leia íntegra do discurso

Desistência de Doria aumenta chances de Lula vencer no 1º turno, diz pesquisador

A avaliação de fontes petistas e tucanas é que a decisão de Doria e o fato do PSDB não ter candidatura própria –mesmo que a aliança com o MDB de Simone Tebet seja confirmada– facilita uma aproximação que, até agora, vinha apenas de conversas com alguns tucanos históricos, como o ex-senador Aloysio Nunes Ferreira e o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


O PT não espera uma adesão do partido como um todo e nem um palanque recheado de tucanos no primeiro turno, mas mira apoio de nomes tradicionais ao menos no segundo turno, mas esse é um movimento que vem sendo feito com cuidado pela cúpula do partido.

Uma das expectativas dentro da campanha é que Alckmin possa ajudar nessas pontes, mas uma fonte próxima ao ex-governador garante que esse movimento ainda não foi feito. “Ele ainda não está conversando com ninguém (do PSDB)”, disse a fonte. “Vai vir mais gente, mas não agora. Precisa esperar um pouco.”


Na semana passada, Aloysio Nunes foi o primeiro tucano a declarar voto em Lula já no primeiro turno, ainda com a candidatura de João Doria presente.

“É uma decisão que tomei. Não tem terceira via, Lula não é um radical e a decisão que Alckmin tomou, que leva a chapa mais para o centro, foi muito sábia”, disse o ex-senador e ex-ministro à Reuters.

Aloysio conta que recebeu apoio de pessoas dentro do PSDB, mas que um movimento de mais tucanos em favor de Lula e Alckmin depende agora da ação de ambos.

“Depende de Lula, Alckmin e de partidos da coligação mostrarem que pretendem ampliar a campanha para além do que há hoje”, afirmou.

Nesta segunda-feira, o PT passou o dia em reunião em São Paulo com os representantes de todos os sete partidos da coligação da candidatura presidencial. Oficialmente, a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, negou que tenha sido debatida a desistência de Doria e uma aproximação com o PSDB.

“Não somos contra conversar com ninguém que queira se colocar nesse campo democrático, mas não foi discutido ainda”, afirmou em entrevista no final da reunião.

Mas outros presentes no encontro afirmam que o partido irá sim tentar pontes com os velhos rivais tucanos.

A fonte ligada a Alckmin disse que a dificuldade no primeiro turno é obter apoio de nomes que ainda têm cargos no partido ou pretensões eleitorais, o que não é o caso de Aloysio, que deixou claro que não quer ser candidato a nada.

“Aloysio pode falar o que quiser. Os outros ficam com medo por causa de fidelidade partidária, ser taxado de traidor… provável que fica mais para o segundo turno”, disse.

Os contatos podem se intensificar agora, mas existem há algum tempo. O próprio Lula já teve pelo menos dois jantares com Aloysio e também se reuniu com Jereissati.

Em maio do ano passado, reuniu-se com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em um almoço que ganhou manchetes na imprensa. Não houve mais contatos pessoais entre eles, e FHC era um defensor da candidatura de Doria mas, de acordo com fontes, canais continuam abertos.

 

(Reportagem adicional de Ricardo Brito)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI4M0XS-BASEIMAGE



Tópicos

2022 lula bolsonaro armas bruno Araújo campanha Doria Bruno Araújo Doria eleições 2022 Bruno Araújo PSDB jantar temer doria tebet terceira via candidatos apoiador por lula Bolsonaro candidatura Doria Planalto candidatura Doria Presidência candidatura presidência Doria Ciro como tirar título eleitoral Congresso coração ferido Doria crise crítica defesa disputa eleitoral Doria Doria PSDB renuncia eleição 2022 eleição presidencial eleições 2022 eleições 2022 3ª via candidatos eleições 2022 3ª via evolução eleições 2022 3ª via opções eleições 2022 agenda candidatos eleições 2022 agenda econômica candidatos eleições 2022 agenda econômica partidos eleições 2022 agenda econômica tema central eleições 2022 alternativa de centro tebet doria temer psdb Eleições 2022 auditável Eleições 2022 candidatos eleições 2022 ciro gomes eleições 2022 colegiados eleições 2022 coligações eleições 2022 debate econômico eleições 2022 desemprego eleições 2022 Doria eleições 2022 economia eleições 2022 emprego trabalho eleições 2022 federações Eleições 2022 forças armadas eleições 2022 gabinete do ódio Eleições 2022 golpe Eleições 2022 impeachment Eleições 2022 lula eleições 2022 Lula Bolsonaro eleições 2022 lula pesquisas eleições 2022 medidas econômicas bolsonaro Eleições 2022 militares Eleições 2022 partidos eleições 2022 partidos coligados eleições 2022 partidos pauta emprego desemprego Eleições 2022 PT promete revogar reforma trabalhista eleições 2022 quem pensa sobre trabalho eleições 2022 sergio Moro eleições 2022 temas centrais Eleições 2022 TSE Eleições 2022 urna eletrônica ELEIÇÕES 2022/BOLSONARO ELEIÇÕES 2022/DATAFOLHA/PESQUISA ELEIÇÕES 2022/LUCIANO HUCK ELEIÇÕES 2022/PESQUISA/IPESPE ELEIÇÕES 2022/TSE/FORÇAS ARMADAS/QUESTIONAMENTO ELEIÇÕES 22 Eleições 22 Arminio Fraga Eletrobras embaixada do reino Unidos nega Bolsonaro Encontro do Rio Luciano Huck eleições 2022 ex-governador João Doria ex-presidente Michel Temer senadora Simone Tebet 3ª via jantar ex-governador SP João Doria golpe de estado 2022 possibilidades íntegra discurso renúncia João Doria candidato Presidência Joao Doria eleições 2022 João Doria Presidência Luciano Huck eleições 2022 Lula lula presidente Lula vitória sem Doria lula x Bolsonaro MST MTST o que é terceira via o que é voto auditável pesquisa Datafolha 2022 pesquisa eleitoral 2022 pesquisa Exame intenção de votos 2022 prazo título de eleitor prazo título eleitoral 2022 PSDB PT Quais as eleições para 2022? Qual a data da eleição 2022? Quando começa a propaganda eleitoral 2022? quem ganha eleição em 2022 renúncia Doria terceira via Doria Tebet Temer título eleitoral como fazer online título eleitoral documentos necessários título eleitoral passo a passo título leitoral prazo acaba hoje 4 de maio de 2022