A vida de quem trabalha com eventos mudou radicalmente desde que isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19 impediu aglomerações. Que o diga o empresário Daury Goes de Moraes, dono do Grupo DM Racer, especializado em ativar ações de marketing promocional usando simuladores e equipamentos de realidade virtual em feiras de negócios. Com a atividade paralisada, ele buscou oportunidades que surgiram após o coronavírus. E entre seus parceiros e fornecedores encontrou soluções para desinfectar espaços e objetos contaminados. “Começamos com cabines de purificação e evoluímos para outra tecnologia, que usa lâmpadas ultravioleta”, diz Dau, como é conhecido.

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Nascia a Turbo Jato Desinfecta. “Para entrar no mercado rapidamente, bolamos uma estação para carrinhos de supermercado”, diz Dau. “O Carrefour se interessou e aí fizemos todos os testes para comprovar a eficácia do sistema.” Segundo o empresário, laudos de laboratório confirmam que a radiação ultravioleta elimina 99,9% dos vírus. A ideia naturalmente atraiu outras redes de supermercados — e estimulou novas soluções.

Um projeto-piloto, ainda em estudo, é de uma caixa de uso doméstico, semelhante a um micro-ondas, que poderá ser usada para esterilizar as compras ao chegar em casa. Outra funciona dentro de elevadores. “A radiação só pode ser aplicada em ambientes confinados. E um elevador vazio é exatamente isso”.

A empresa também desenvolveu soluções para desinfecção de ambientes de até 500 metros quadrados em uma hora, a partir da aplicação de nanopartículas. O efeito dura três dias e a aplicação custa em torno de R$ 3 por m2, variando de acordo com o tempo de contratação. O sistema pode ser usado em quartos de hospital, desde que sem pacientes.

TRENS E METRÔS Com a flexibilização da quarentena e o aumento de circulação de pessoas, cresce a preocupação em manter ambientes seguros e capazes de proteger vidas. Uma parceria entre a agência de live marketing Mercado Jovem e a farmoquímica Neobrax desenvolveu cabines de higienização que usam borrifadores de clorexidina, uma solução hidroalcoólica higienizante que já era usada na assepsia por indústrias de produtos farmacêuticos, hospitalares, cosméticos, odontológicos, veterinários e de limpeza, segundo a Neobrax.

Depois de instalar uma cabine de higienização para pessoas em uma estação de trem na capital paulista, a Mercado Jovem afirma ter recebido cerca de 100 pedidos. Segundo o CEO Rodrigo Clemente, bastam 4 segundos dentro do boxe e a eficácia é de quatro horas. “Criamos sete outros modelos, como os específicos para malas em aeroportos, além de batentes de portas com aspersão de clorexidina, voltados para comércios, escritórios e condomínios.”