Negócios

Designer francesa cria máscara que mostra o sorriso

Crédito: Divulgação

A máscara foi criada para facilitar a comunicação de deficientes auditivos (Crédito: Divulgação)

O uso de máscaras de proteção, generalizado durante a pandemia, pode dificultar a comunicação de deficientes auditivos. Pensando nisso, a designer francesa Anissa Mekrabech, de 31 anos, criou uma máscara que deixa o sorriso à mostra e facilita a leitura labial.

De acordo com reportagem da RFI, rádio pública francesa, a jovem tem um grau de surdez moderada nos dois ouvidos. Ela consegue ouvir com um aparelho auditivo, mas a leitura labial é essencial para completar a comunicação. A experiência de tentar comprar um medicamento revelou o problema para Anissa.

+ Máscaras cirúrgicas são eficazes para conter COVID-19; lenços, não, aponta estudo
+ Paris obriga uso de máscaras ao ar livre em áreas movimentadas

A ideia era criar uma máscara com uma “janela” para as expressões faciais. O acessório já existe nos Estados Unidos. A designer, com o apoio de mais duas amigas, lançou o site, um projeto de crowdfunding e o protótipo. O financiamento coletivo arrecadou cerca de 18 mil euros (R$ 114 mil no câmbio de hoje, 12).

A máscara, que hoje está à venda no site criado por Anissa, é feita de polipropileno e plástico e foi homologada pelas autoridades francesas. Segundo a reportagem, ela tem uma janela transparente que deixa a boca à mostra, não embaça, impede a projeção de micropartículas e possibilita a leitura labial.

Anissa ressalta que a máscara não é apenas para os deficientes auditivos, mas para as pessoas com quem eles convivem e profissionais que precisam de maior contato com seu interlocutor. O produto está sendo vendido há cerca de um mês na Europa por 8 euros (R$ 51). Atualmente, as entregas podem ser feitas em todo o mundo. Mais de 13 mil máscaras já foram encomendadas.

Veja também

+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos

+Conheça os 42 anos de história da picape Mitsubishi L200

+ Remédio barato acelera recuperação de pacientes com covid-19

+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

+ Avaliação: Chevrolet S10 2021 evoluiu mais do que parece

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?