A ilustração digital de uma pedra foi vendida por 400 éter, ou cerca de US$ 1,3 milhão, conforme noticiou a CNBC. Na realidade, a venda do clip-art (nome dado aos desenhos digitais protegidos por direitos que podem ser inseridos em outras obras) é a última transação da EtherRock, uma marca de criptomoedas colecionáveis que existe desde 2017.

A EtherRock nada mais é do que um NFT (non-fungible token): um arquivo JPEG de uma rocha de desenho animado, construído e vendido no blockchain ethereum. O que faz o valor ser tão alto é sua raridade: existem apenas cerca de 100 em todo o mundo.

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De acordo com o site EtherRock, “estas pedras virtuais não têm nenhum propósito além de poderem ser compradas e vendidas, dando a você um forte sentimento de orgulho por ser o dono de 1 das apenas 100 pedras no jogo”

Após esta última venda, o novo piso de preço para uma EtherRock NFT foi aumentado para US$ 1,02 milhão. Dois dias atrás, a pedra mais barata custava US$ 305.294. Duas semanas atrás, era US$ 97.716.

Mercado de NFTs
O aumento no preço de venda coincide com um aumento maior em NFTs, que são tokens baseados em blockchain como propriedade de um ativo digital. Após uma queda na demanda, o mercado geral de NFT encenou um retorno massivo no final de junho.

Por exemplo, o mercado de NFT OpenSea ultrapassou US$ 1 bilhão em volume de negociação mensal em agosto, de acordo com dados compilados pelo The Block, um aumento de 286% em relação a julho.

Até a Visa entrou na mania do NFT. O processador de pagamentos anunciou na segunda-feira que gastou US$ 150 mil em éter em um “CryptoPunk” – um dos milhares de avatares digitais baseados em NFT.

Além disso, marcas como Taco Bell, Pizza Hut e Pringles estão lançando NFTs próprias.