Edição nº 1126 20.06 Ver ediçõs anteriores

Desafio no ar

Desafio no ar

Os grandes conglomerados urbanos são pontos de altos índices de poluição atmosférica, com impactos que vão da degradação da qualidade do ar à influência do clima global. A emissão de gases poluentes do setor de transportes desempenha um papel determinante para isso. Porém, na região metropolitana de São Paulo, com uma frota de aproximadamente 8,8 milhões de carros, os vilões do meio ambiente são os veículos pesados, movidos a óleo diesel. Segundo uma pesquisa coordenada pelo Instituto de Física (IF) da Universidade de São Paulo, divulgado na revista Nature, ônibus e caminhões são responsáveis por 47% da concentração de compostos tóxicos na atmosfera, tais como benzeno, tolueno e material particulado. O resultado é preocupante, já que os veículos movidos a diesel representam apenas 5% da frota de carros na região. Para chegar a esse resultado, os cientistas mediram a quantidade de etanol, substância emitida apenas por veículos movidos a álcool ou gasolina, na atmosfera. Com isso, foi possível separar a contribuição real dos veículos leves e comparar com a poluição gerada pelos veículos mais pesados.

(Nota publicada na Edição 1080 da Revista Dinheiro)


Mais posts

Barco-hospital Papa Francisco leva atendimento médico a comunidades ribeirinhas

Em 2013, quando o Papa Francisco visitou o Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, algo o incomodou. Enquanto conhecia um hospital [...]

Cerrado ameaçado

Segundo maior bioma brasileiro, com extensão de 2 milhões de quilômetros quadrados (km²), o Cerrado está sob ataque e sua destruição [...]

Bayer investirá € 5 bilhões para combater ervas daninhas

A multinacional alemã Bayer anunciou na sexta-feira 14 que investirá € 5 bilhões até 2030 em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para [...]

L’Oréal leva capacitação para comunidades no Rio

A Redken, marca do grupo L’Oréal, deu início ao projeto Casa de Barbearia para capacitação profissional de barbeiros, em Nova Iguaçu (RJ). A expectativa é que o curso forme 200 pessoas das comunidades carentes da Baixada Fluminense até o final do ano. Uma primeira turma de 95 estudantes já se graduou. “O segmento de barbearia no […]

Coca-Cola FEMSA Brasil caça ideias para um mundo melhor

Na segunda-feira 10, a Coca-Cola FEMSA Brasil abriu a sua temporada para o edital ‘Ideias para um Mundo Melhor’, cujo objetivo é incentivar projetos sociais de ONGs que atuem nas regiões onde a companhia mantém operações. O projeto já existe há três anos e beneficiou cerca de 6,1 mil pessoas por meio de 14 ONGs. […]

Ver mais