Uma nova moda de vídeos virais do TikTok preocupa escolas e pais ao incentivar a inalação de corretivo em pó, simulando o uso de drogas. Os adolescentes esperam o corretivo de caneta secar, raspam e brincam de aspirar o material tóxico.

Chamado de “desafio Euphoria” devido à série transmitida pela HBO, o ato já foi alvo de alerta de escolas em ao menos três estados: Paraná, Santa Catarina e São Paulo, segundo o UOL.

+ WhatsApp testa novo recurso para organizar grupos escolares e de trabalho

A série aborta um grupo de adolescentes durante o ensino o médio e mostra o consumo de drogas. A produção é indicada a maiores de 18 anos.

“Prontamente identificamos a ação, conversamos e orientamos os alunos e chamamos todos os pais dos envolvidos para alertar sobre a vulnerabilidade perante as redes. Tratam-se de excelentes crianças, que não escaparam do perigo de serem influenciadas”, postou o colégio Sigma, de Santa Catarina, nas redes sociais.

Tanto o Meta, como o TikTok possuem filtros voltados a crianças e adolescentes que restringem conteúdo. No celular também é possível controlar o acesso a conteúdos indesejados.