Com apenas 19 anos, o estudante universitário Jack Sweeney chama atenção por ter criado contas automatizadas no Twitter que rastreiam o avião particular do homem mais rico do mundo, Elon Musk. Depois de receber oferta de U$ 5 mil para deixar de acompanhar o jatinho do CEO da Tesla, Sweeney criou novas contas para viagens aéreas de outros bilionários e famosos.

Segundo o jornal inglês The Guardian, Sweeney rastreia, com novas 16 contas geridas por “bots” (robôs), também os aviões privados de Bill Gates, Jeff Bezos, Mark Cuban e do rapper Drake. O adolescente ainda criou um site que disponibiliza os dados das viagens dos rastreados.

+ Universitário que rastreia avião de Elon Musk recebe proposta de emprego
+ Jovem recusa R$ 26 mil de Elon Musk para excluir conta no Twitter; entenda

Sweeney ainda afirmou que o cantor Drake é o mais interessante de acompanhar porque “tem o maior avião de todos, um Boeing gigante”. Drake possui um Boeing 767 avaliado em U$ 185 milhões que transporta até 216 passageiros.

https://twitter.com/JxckSweeney/status/1486438058694111234

A ousadia do universitário lhe rendeu até uma proposta de emprego. Segundo o New York Post, a empresa aérea Stratos Jet Charters ofereceu trabalho, mas o jovem declarou “não ter certeza” se iria aceitar.

O CEO da Stratos Jet, Joel Thomas, disse que Sweeney “mostrou sua criatividade” e que o rastreamento em tempo real de voos poderia ajudar a empresa a ser mais eficiente e “prever tempos de voo com mais precisão”.

Sobre os U$ 5 mil oferecidos por Musk, Sweeney fez uma contraproposta e pediu U$ 50 mil, o que foi negado por Musk. Sweeney disse que aceitaria um estágio na Tesla, mas foi bloqueado por Musk no Twitter.