Negócios

Departamento de Justiça dos EUA processo o Walmart

Crédito: Divulgação - Walmart

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (22) que está processando o Walmart. O departamento acusa a varejista de alimentar a crise de opioides no país. O gigante do varejo preencheria prescrições incorretamente e piorava um desastre de saúde pública.

O governo acusa o Walmart de tratamento irresponsável de pedidos, enviando milhares de receitas “inválidas”.

+ Walmart vende operações na Argentina ao Grupo de Narváez
+ Walmart sobe 34 posições em ranking e cutuca governança da Amazon

As autoridades podem exigir bilhões de dólares em penalidades no litígio que se seguiu a uma investigação de vários anos, disse o Departamento de Justiça em um comunicado à imprensa.



“Como uma das maiores redes de farmácias e distribuidores atacadistas de medicamentos do país, o Walmart tinha a responsabilidade e os meios para ajudar a prevenir o desvio de opioides prescritos”, disse Jeffrey Bossert Clark, diretor interino da divisão civil do DOJ.

“Em vez disso, durante anos ele fez o oposto: preencheu milhares de receitas inválidas em suas farmácias e não relatou pedidos suspeitos de opiáceos e outros medicamentos feitos por essas farmácias.”

O Walmart não respondeu imediatamente a um pedido de comentário, mas a maior empresa de varejo do mundo entrou com seu próprio processo contra o Departamento de Justiça em outubro, no qual argumentou que a repressão nos EUA o colocou em uma posição sem saída e denunciou o tratamento injusto do governo para torná-lo responsável pelo consumo excessivo dessas drogas altamente viciantes.

Os farmacêuticos “devem tomar uma decisão difícil” entre aceitar o julgamento médico de um profissional e prescrever a receita de opioides, ou questionar o julgamento profissional e se recusar a fazê-lo.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel