O Departamento de Justiça (DoJ, na sigla em inglês) dos Estados Unidos está investigando se a Huawei Technologies violou as sanções do país contra o Irã, de acordo com pessoas ligadas ao caso. Ainda não está claro o quanto o inquérito avançou, nem que alegações específicas os agentes federais estão examinando. Um porta-voz da Huawei se recusou a comentar o assunto.

A investigação criminal se segue a intimações administrativas do Departamento do Comércio e do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, ligado ao Tesouro. O interesse do DoJ ainda não havia sido relatado e a existência de uma investigação criminal representa um nível sério de potenciais violações. O Comércio e o Tesouro podem impor penas administrativas e sanções regulatórias contra a companhia.

Se for concluído que a companhia intencionalmente violou as leis de exportação dos EUA, a Huawei pode enfrentar penas adicionai

A gigante chinesa de celulares tem enfrentado uma série de ações de Washington para diminuir seus negócios nos EUA. A nova investigação pode também afetar sua presença em outras regiões, particularmente na Europa.

O cerco à Huawei exacerbou as tensões com Pequim, que já estão elevadas devido às disputas comerciais entre EUA e China. O governo de Donald Trump recentemente classificou a Huawei como uma ameaça à liderança americana na corrida para desenvolver o futuro da comunicação móvel. A chinesa é a terceira maior fabricante de smartphones, atrás da Apple e da Samsung. Fonte: Dow Jones Newswires.