Economia

Demanda global por combustível para aviação está 30% abaixo do nível pré-covid

O Fórum Internacional de Energia (IEF, na sigla em inglês) afirma que a demanda global por combustível para a aviação estava no início de junho 30% abaixo dos níveis pré-pandemia. A informação consta de um novo estudo publicado pela entidade, sediada em Riad e que reúne 71 países, entre produtores e consumidores no setor energético.

O IEF diz que se baseou em estatísticas de diversas fontes, para chegar a suas conclusões. Secretário-geral da entidade, Joseph McMonigle afirma em comunicado do fórum que o combustível para aviação representa a maior parte da demanda por petróleo ainda abaixo dos níveis anteriores à covid-19.

Segundo ele, a recuperação desse componente deve ser “desigual”, com países ainda se equilibrando entre reabrir a economia e gerenciar a disseminação do vírus.

O estudo mostra que as viagens aéreas internacionais estavam no fim de abril em cerca de 20% do nível anterior à pandemia. Há, porém, uma retomada forte nas viagens domésticas, que estavam em 74% dos níveis de 2019. As viagens para transporte aéreo de cargas já estavam 12% acima dos níveis pré-crise, mostra ainda o estudo.



O IEF ressalta a importância da volta das viagens internacionais para apoiar a demanda por petróleo, mas comenta que programas de vacinação sem coordenação e o risco de novas variantes mais transmissíveis da covid-19 são um freio para essa reação.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago