Giro

Delta Airlines testa satélites Starlink para garantir Internet nos voos

Crédito: Reprodução/Divulgação

Hoje em dia, poucas são as companhias aéreas que oferecem a possibilidade de acesso à Internet durante os voos, além de implicar uma cobrança extra. (Crédito: Reprodução/Divulgação)

A promessa da Starlink é disponibilizar uma rede de Internet global, disponível no mundo inteiro. A questão, que pretende ser respondida pela Delta Airlines, foca na viabilidade de a constelação de satélites fornecer Wi-Fi durante os voos. Hoje em dia, nem todas as companhias garantem esse acesso.

Conforme adiantado pelo The Wall Street Journal, a Delta Airlines começou a testar os satélites Starlink da SpaceX de forma a garantir que os seus passageiros tenham acesso à Internet a bordo. A novidade foi divulgada pelo CEO da companhia aérea Ed Bastian que, numa entrevista, revelou estar realizando “testes exploratórios”.



+ Starlink: SpaceX está ajudando drones ucranianos a detectar e abater forças russas

Efetivamente, hoje em dia, poucas são as companhias aéreas que oferecem a possibilidade de acesso à Internet durante os voos, além de implicar uma cobrança extra. Por isso, e por haver passageiros que fazem questão de estar conectados durante os voos, as empresas têm procurado opções que permitam garantir essa conexão.

Até agora, a SpaceX lançou 2.335 satélites para a órbita terrestre baixa, num caminho que se prevê longo até ao objetivo de 42.000. conforme sabemos, esses satélites destinam-se a disponibilizar Internet global, chegando mesmo aos destinos mais remotos.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


De fato, aquilo que a Delta Airlines está testando agora é um dos objetivos da SpaceX para a Starlink: fornecer Internet a bordo. Aliás, em junho de 2021, o vice-presidente da Starlink, Jonathan Hofeller, revelou, durante a Connected Aviation Intelligence Summit, que a empresa estava em “conversações com várias companhias aéreas”.

“Temos o nosso próprio produto de aviação em desenvolvimento. Já fizemos algumas demonstrações até à data, e procuramos que esse produto seja finalizado para ser colocado nas aeronaves num futuro muito próximo”, acrescentou o vice-presidente da Starlink.


Mais tarde, nessa mesma época, Elon Musk recorreu ao Twitter para revelar que a SpaceX estava à procura de uma certificação para fornecer o seu serviço a bordo de aviões como o Boeing 737 e Airbus A320.

Desde 2021, a Delta Airlines possui um acordo com a Viasat, uma empresa de comunicação por satélite, para o serviço de Internet a bordo. A companhia aérea garante acesso à Internet por cinco dólares por voo, ou por 49,95 dólares por mês.



Tópicos

Avião Bramon Como comprar antena Starlink? Como funciona internet por satélite? Como funciona Os satélites Starlink? Como funcionará a Starlink? Como ver a Starlink? companhia aérea destroço destroço espacial elon musk biografia elon musk criptomoeda elon musk dinheiro elon musk empresas elon musk instagram elon musk livro elon musk marte elon musk twitter esposa do ministro das comunicações ex-ministro das comunicações falcon 9 foguete foguete de elon musk cai no brasil foguete de elon musk cai no paraná foguete elon musk fazenda paraná internet a bordo internet por satélite é boa internet rural via satélite embratel internet via satélite claro internet via satélite ilimitada internet via satélite residencial internet via satélite rural internet via satélite rural ilimitada internet via satélite rural preço lixo espacial ministro das comunicações silvio santos o que fazer com lixo espacial? Paraná Quais empresas trabalham com internet via satélite? Qual a sigla do Ministério das Comunicações? Qual a velocidade da internet Starlink? Qual a velocidade da internet via satélite? Qual é a idade de Fábio Faria? Qual é a melhor internet para zona rural? Qual é a melhor internet via satélite? Quanto custa a Internet via satélite? Rede Brasileira de Observação de Meteoros resto espacial spacex ao vivo spacex bolsa spacex foguete spacex hoje spacex internet spacex launch spacex Starship spacex twitter starlink anatel starlink brasil starlink cadastro starlink criptomoeda starlink preço starlink tracker starlink velocidade starlink wikipedia wifi no voo