Giro

Delegação da ONU chega ao Mali para pressionar a junta militar

Delegação da ONU chega ao Mali para pressionar a junta militar

Bandeiras russas e malinesas são agitadas por manifestantes em Bamaco, durante manifestação contra a influência francesa no país, em 27 de maio de 2021 - AFP

Uma delegação do Conselho de Segurança da ONU chegou a Bamako neste sábado (23), segundo um jornalista da AFP, para pressionar as autoridades militares do Mali a permitir que o país adote um governo civil.



Depois de dois golpes de Estado no ano passado, Mali planeja realizar eleições em fevereiro de 2022, mas as autoridades do país estão considerando adiá-las.

A delegação do Conselho de Segurança, recebida pelo ministro das Relações Exteriores do Mali, é co-chefiada pelo embaixador nigeriano na ONU, Abdou Abarry, e também inclui seus homólogos americanos, Linda Thomas-Greenfield, e francês, Nicolas de Rivière.

Durante este fim de semana, se reunirá com as autoridades do Mali, com representantes da sociedade civil e grupos armados que assinaram o acordo de paz de 2015.

Esta visita ocorre em um momento em que as autoridades militares consideram modificar o calendário de transição e adiar as eleições programadas para 27 de fevereiro de 2022.



O Conselho de Segurança quer que os atuais prazos eleitorais sejam respeitados, depois de dois golpes de estado em agosto de 2020 e em maio deste ano.

A delegação da ONU chegou a Bamako poucas horas depois que a Human Rights Watch (HRW) exigiu que ela pressionasse as autoridades do Mali a investigarem os desaparecimentos forçados, atribuídos às forças de segurança.

“As autoridades malienses deveriam investigar uma série de alegações de execuções, desaparecimentos forçados e detenções clandestinas pelas forças de segurança do governo”, denunciou a HRW em um comunicado publicado na sexta-feira à noite.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?