PUBLIEDITORIAL

Definir momento ideal para compra e venda de Bitcoins desafia investidores

Muito recente, mercado de criptomoedas ainda não tem estratégias claras de precificação; diante disso, especialista recomenda método de arbitragem automatizada

Definir momento ideal para compra e venda de Bitcoins desafia investidores

 

 

 

Como todo mercado muito novo de ativos, o de criptomoedas ainda suscita uma série de dúvidas nos investidores. Como saber quando o Bitcoin – principal referência no setor – está barato? Quando está caro? Quais são os melhores pontos de entrada e de saída? Qual é a melhor estratégia ao negociar Bitcoins: day trade, swing trade, longo prazo?

Criado em 2008, na esteira da “crise do subprime” que começou nos Estados Unidos e acabou afetando toda a economia global, o Bitcoin é uma criptomoeda (moeda digital criptografada). Isso significa que é protegido por uma codificação avançada e que somente o portador de um Bitcoin pode gastá-lo, usando sua chave privada.

Devido a essa característica, o BTC, como é chamado, não pode ser confiscado. O Bitcoin, aliás, desde o começo foi concebido para evitar a manipulação por parte de governos ou corporações. Ele foi pensado como uma alternativa monetária às moedas tradicionais: mais transparente, democrático e descentralizado.

Agora, pouco mais de dez anos após a publicação de seu protocolo original, o Bitcoin começa a se popularizar no Brasil (e no mundo) como um forma de investimento de acesso simples e retornos potencialmente exponenciais. Para adquirir Bitcoins, basta abrir conta em uma corretora que negocie o ativo, como a Atlas Quantum, que dispensa até mesmo a preocupação do cliente em emitir ordens de compra de BTC. Basta se cadastrar na plataforma, enviar uma transferência bancária normal (um DOC ou TED em reais, por exemplo) e a plataforma automaticamente converte o valor em BTCs – a sigla internacional da criptomoeda.

Descobrir a melhor hora de entrar e a melhor hora de sair de um investimento em Bitcoin, no entanto, não é tarefa simples. Se você está pensando em negociações de curtíssimo prazo, como day trades, pode ser útil lançar mão da análise técnica – velha conhecida de investidores da Bolsa de Valores. Mas, se você não domina o assunto, o melhor a fazer é aproveitar o status de moeda digital global e recorrer a técnicas como a arbitragem automatizada oferecida pela Atlas Quantum – método pelo qual um robô desenvolvido pela plataforma fi ca monitorando o tempo inteiro a cotação do Bitcoin em mais de 12 corretoras ao redor do mundo e buscando oportunidades de venda da criptomoeda (no preço mais alto) e recompra (no preço mais baixo), gerando pequenos ganhos em intervalos de milésimos, a cada operação.

Bruno Peroni, diretor comercial da Atlas Quantum, avalia que esse método é mais interessante do que a realização de trades individuais em curto prazo – nesse caso, o risco pode ser alto demais. “Como em todo investimento de renda variável, é possível ter grandes lucros em operações rápidas e day trade. Porém, por ser difícil de ser precifi cado, a estratégia de trade com Bitcoin também pode trazer grandes riscos e prejuízos. Para o investidor que não tenha tempo ou expertise para monitorar o mercado e realizar essas operações, o mais recomendável é optar por uma plataforma de arbitragem automatizada, como o Atlas Quantum”, diz.

Outra opção, segundo o especialista, é simplesmente aguardar a valorização do Bitcoin, “que historicamente a médio prazo oferece retornos exponenciais”, avalia. Assim, diminui o risco de o investidor fazer as projeções erradas e ir na contramão do mercado – ou seja, comprar na alta e vender na baixa. “O mercado de criptomoedas é extremamente novo e, por isso, os modelos de precifi cação ainda estão sendo testados, porém estão evoluindo a passos largos. Talvez ainda demore para que encontremos um modelo de precifi cação razoável para o Bitcoin, mas, por ser um ativo 100% digital e com dados abertos, não devemos demorar tanto quanto ocorreu em outros mercados”, conclui Peroni.

Para saber mais sobre investimento em Bitcoins, acesse https://atlasquantum.com.