Deepfake já engana 3 em 5 pessoas

Deepfake já engana 3 em 5 pessoas

Pesquisadores americanos da Universidade de Stanford fizeram experimentos de voz em vídeos – acrescentando, excluindo ou alterando palavras – e os resultados mostram que criar falsificações realísticas (os chamados deepfakes) está se tornando mais fácil a cada dia. Nos testes em que os vídeos falsos foram exibidos para um grupo de 138 voluntários, cerca de 60% dos participantes disseram que as edições eram reais. Quando mostrados os vídeos originais o índice foi de 80%. Isso significa que a diferença entre aqueles que acreditam em um vídeo manipulado ou em sua versão original é ínfima, de uma pessoa em cada cinco. O estudo também afirma que não vai demorar até que softwares que editam falas tão facilmente quanto imagens estejam amplamente comercializados. “Embora os métodos de manipulação de imagens e vídeos sejam tão antigos quanto os próprios meios de comunicação, os riscos de abuso aumentam e reconhecemos que essas tecnologias podem ser utilizadas para falsificar declarações pessoais e difamar indivíduos proeminentes”, afirmam os pesquisadores.

(Nota publicada na Edição 1125 da Revista Dinheiro)


Mais posts

Microsoft apoia empreendedorismo feminino no Brasil

As mulheres ainda não têm presença marcante no empreendedorismo digital – e isso não é segredo para ninguém. Elas são apenas 15,7% dos [...]

Celular, o preferido dos americanos para notícias

Cada vez mais usuários de internet leem notícias pelo smartphone, em detrimento de desktop e laptop. Pelo menos entre os [...]

Tubi, na Amazon

A plataforma de streaming de video Tubi agora está disponível nos dispositivos Amazon Echo Show. Claro, por enquanto, nos EUA. É o primeiro serviço de vídeo gratuito (financiado por anúncios) oferecido no streaming da Amazon. Agora, o usuário americano manda o Alexa – comando de voz do mega e-commerce – passar o filme. O Tubi […]

Sustômetro

O guia Mozilla dos dispositivos mais “assustadores” começa com esta pergunta: “O quão assustador (creepy) é aquele alto-falante [...]

Os brasileiros e os influenciadores digitais

A julgar por pesquisa realizada pela Spark, empresa de marketing de influência, em parceria com o Instituto Qualibest, de pesquisas [...]
Ver mais

Copyright © 2020 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.