A maioria das descrições da Internet contém três camadas, ou níveis: a Suface web, a Deep web e a Dark web. Essas categorizações podem ser úteis e enganosas. As palavras “Deep” (profundo) e “Dark” (escuro) carregam consigo conotações que muitas vezes obscurecem as razões técnicas e lógicas para sua designação. Entenda esses conceitos e as três camadas da Internet mencionadas.

+ Agência francesa de segurança cibernética revela supostos ataques de hackers russos

O que é a Surface Web?

Nós, o público em geral, estamos imersos na Surface web. É onde nossas atividades online diárias acontecem e o que a maioria das pessoas considera ser a Internet. Ou seja, se eu posso pesquisar algo no Google, está na Surface web.

O que é Deep Web?

Já a Deep web, por definição, é a parte da web menos visível a olho nu. A deep web é enorme. Estima-se que o conteúdo da deep web seja de 500 a 5.000 vezes maior do que o que é facilmente acessível na superfície da web.

As maneiras pelas quais a deep web é “profunda” podem ser classificadas em duas categorias: obscuridade e autenticação. Obscuridade simplesmente se refere à incapacidade de encontrar um recurso da Internet em um dos principais motores de busca. Isso pode ser feito facilmente adicionando um arquivo robots.txt adequado a um site, o que impede que os rastreadores do mecanismo de pesquisa indexem o site e, portanto, evitando que as páginas sejam exibidas em SERPs (páginas de resultados do mecanismo de pesquisa).

A outra parte da deep web é autenticada. A autenticação refere-se a um requisito de credenciais que estabelecem a identidade de uma pessoa para acessar os sistemas e informações. Quer os recursos sejam indexados ou não em um mecanismo de busca, um visitante deve possuir credenciais válidas, como nome de usuário e senha, para ir “mais fundo” no site do que a parte de login. Quando um cliente acessa o serviço de internet banking ou uma conta de mídia social privada, a parte atrás da página de login é considerada parte da deep web, porque o rastreador de um mecanismo de pesquisa normalmente é impedido de acessar os recursos por trás da página de login.

O que é Dark Web?

A dark web tem mais reconhecimento popular do que a deep web, especialmente em sua associação com atividades ilícitas online e representação em programas de TV convencionais . É ilegal vender dados corporativos, por exemplo, o que parece implicar que a dark web seria o lugar para encontrar os maiores tesouros de conjuntos de dados obtidos de forma maliciosa. A dark web se refere a qualquer número de redes sobrepostas criptografadas e autocontidas que vivem no topo da Internet, inacessíveis exceto para ferramentas e protocolos especiais, portanto, dark.

Do lado positivo, dissidentes, jornalistas, denunciantes e defensores da liberdade de expressão podem se expressar na dark web com menos risco de expor sua identidade no mundo real. No entanto, o lado mais sombrio da dark web é mais infame. Do tráfico de drogas ilegais, cartões de crédito e contas de assinatura roubadas de serviços como Netflix e Spotify, o Silk Road era um portal online para as pessoas se envolverem anonimamente em atividades ilícitas.