A Mercusys vendeu 790 mil dispositivos de rede no Brasil em 2019 — 11,3% do mercado de 7 milhões peças. Em 2020, foram 2,3 milhões, quase três vezes mais, com o salto para 21% de share de um total de 11 milhões de aparelhos. Não teve mágica: a pandemia que levou as pessoas para casa forçou a compra de melhores roteadores, repetidores, adaptadores e switches. “E 2021 termina também aquecido, na mesma proporção de 2020, e com projeção de 25% de crescimento para 2022 pela procura por produtos de melhor performance”, disse Alexandre Nogueira, responsável pela operação da Mercusys no Brasil, onde está desde 2016. “Roteador é espinha dorsal para a conexão.”

A empresa chinesa é um braço mais popular da TP-Link, que tem 80% da fatia do mercado brasileiro. Tudo fabricado na cidade de Shenzhen, na China, em uma planta de 1 milhão de m². A tecnologia provém de dois centros de P&D no Vale do Silício, nos EUA. Por aqui, são 60 mil pontos de venda.

Os principais aparelhos comercializados são os roteadores AC12G e o Halo S12, que têm design sem antena, fogem da característica dos tradicionais e mais parecem uma peça de decoração. A área média de cobertura é de até 260 m² com Wi-Fi de alta velocidade.

(Nota publicada na edição 1251 da Revista Dinheiro)