Foi um ano dramático para o turismo como um todo, mas nada se compara ao que viveu o setor de cruzeiros em 2020. Ainda que não tenha sido exclusivamente a partir dos navios que o novo coronavírus se disseminou pelo planeta (aviões foram vetores bem mais velozes e capilarizados), as embarcações se tornaram um pesadelo terrível conforme os casos de contágio a bordo iam se confirmando. Houve quem ficasse mais de um mês sem poder pisar em terra firme depois que portos de vários países se recusaram a receber passageiros e tripulantes — com ou sem Covid-19. No final de março, o governo argentino proibiu que as 1.720 pessoas que viajavam no navio Coral Princess entrassem no país mesmo após as autoridades locais terem realizado a inspeção sanitária e constatado que nenhum passageiro apresentava qualquer tipo de sintoma compatível com o novo coronavírus. Apenas os 42 argentinos puderam desembarcar. Com a chegada das vacinas, a expectativa é que situações como essa não se repitam. E as novidades para 2021, 2022 e 2023 já começam a entrar no radar das operadoras e agências de viagens. A MSC Cruzeiros divulgou na semana passada os detalhes da programação que começa em outubro.

DUBAI Da mesma forma como os Jogos Olímpicos de Tóquio tiveram de ser adiados em razão da pandemia, a Expo 2020 Dubai mudou de data e só terá início em outubro de 2021. A cidade-ostentação dos Emirados Árabes Unidos faz parte de um dos roteiros marítimos mais exuberantes do planeta. Ele passa pela vizinha Abu Dhabi, pelo Bahrain e por Doha, a capital futurista do Catar. Muscat, em Omã, um dos destinos turísticos de crescimento mais acelerado do golfo Pérsico, também pode ser conhecida em um cruzeiro que inclui a Ilha de Sir Bani Yas, onde as praias imaculadas são exclusivas dos navios da MSC quando eles ancoram por lá.

CARIBE A grande novidade dos itinerários caribenhos que reabrem no mês de novembro é o MSC Seashore, navio que estreia na frota da companhia oferecendo roteiros alternados com escalas por México, Ilhas Cayman, Jamaica, Bahamas (na Ocean Cay, ilha particular da companhia), Porto Rico, Ilhas Virgens e República Dominicana. O Caribe também será o lar do MSC Seaview durante a temporada 2021-2022. Ele navegará a partir de Fort-de-France, capital da Martinica, para Santa Lúcia, Guadalupe e Antígua e Barbuda. A MSC terá ainda outros navios na região. O Armonia partirá de Miami e o Divina começará a temporada em Port Canaveral, assim como o MSC Meraviglia. Qualquer que seja a embarcação escolhida, quem estiver a bordo navegará por águas cristalinas com paradas estratégicas em praias de areia branquíssima.

MEDITERRÂNEO Outros quatro navios da MSC estão previstos para quem preferir a Europa. O Grandiosa terá como pontos de embarque as cidades de Gênova, Barcelona e Marselha, no sul da França, com escalas em Palermo, Civitavecchia (porto que dá acesso a Roma) e Valeta, na ilha de Malta. Destino que se tornou cobiçado nos últimos anos, a bela Cinque Terre poderá ser visitada por quem estiver a bordo do MSC Fantasia, que atraca em La Spezia, cidade histórica que permite acesso a Florença e Pisa. Na rota desse navio estão ainda Nápoles e Palma de Maiorca, nas ilhas Baleares. Grécia, Israel e Marrocos poderão ser alcançados pelo MSC Magnifica.

“Nosso cruzeiro de volta ao mundo é uma oportunidade única na vida, na qual nossos hóspedes podem conhecer culturas variadas de todo o planeta” Adrian Ursilli diretor-geral da MSC Cruzeiros no Brasil.

GRAND VOYAGES Travessias transoceânicas com duração de 18 a 27 dias estarão disponíveis em outubro e novembro de 2021 e em março e abril de 2022, quando os navios retornam de várias partes do mundo para a Europa. Mas, se seus planos são de permanecer bem mais tempo a bordo, já estão abertas as vendas para o MSC World Cruise 2023, que visitará 53 destinos, em 33 países de seis continentes, durante uma viagem de 119 dias a bordo do MSC Poesia. Os preços partem de R$ 175 mil, por cabine (interna e dupla) na experiência Bella. A viagem começa em 5 de janeiro de 2023, em Gênova, e só termina depois de percorrer 30 mil milhas náuticas. Cruzando o Atlântico a partir da Europa, o MSC Poesia visitará o Caribe e navegará pelo Canal do Panamá até alcançar a costa oeste da América Central antes de seguir para São Francisco (EUA). A etapa pelo Pacífico inclui Havaí, Samoa, Fiji, Nova Zelândia, Austrália e a Grande Barreira de Corais. Depois, Japão, China, Vietnã, Cingapura e Malásia. A volta para o Mediterrâneo é pelo Canal de Suez. “Nosso cruzeiro de volta ao mundo é para pessoas que querem realizar uma jornada enriquecedora visitando diferentes destinos sem nunca deixar de lado o conforto, a conveniência e a elegância de um cruzeiro”, afirmou Adrian Ursilli, diretor-geral da MSC Cruzeiros no Brasil. “É uma oportunidade única na vida, na qual nossos hóspedes podem conhecer variadas culturas do planeta em cenários paradisíacos.”