Giro

De smartphones a dispositivos inteligentes: Google revela novidades

Crédito: Reprodução/Divulgação

A empresa explica que tem desenvolvido o seu sistema operacional de modo a oferecer suporte a mais dispositivos: de relógios e tablets a TVs e até carros (Crédito: Reprodução/Divulgação)



A entrada no novo ano é muitas vezes sinônimo de mudança e de novidades, incluindo para a Google. Na edição de 2022 da CES, a empresa tecnológica de Mountain View divulgou o que está fazendo de melhorias ao ecossistema interconectado do Android e que há uma série de novas funcionalidades que vão chegar ao longo do ano.

A empresa explica que, ao longo dos anos, tem desenvolvido o seu sistema operacional de modo a oferecer suporte a mais dispositivos: de relógios e tablets a TVs e até carros, lembrando que além do Android, o seu trabalho inclui computadores portáteis e dispositivos domésticos inteligentes.

+ Google: saiba como jogar games clássicos direto na busca do site

A primeira das novidades reveladas está relacionada com a configuração de novos dispositivos, um processo que, por vezes, pode trazer algumas “dores de cabeça”. Através do Fast Pair, que já ajudou os usuários a ligarem os seus smartphones Android a acessórios Bluetooth mais de 100 milhões de vezes, a Google promete simplificar o processo de configuração.




A tecnológica quer levar o Fast Pair ao próximo nível, indo além da conectividade de áudio com wearables, fones, microfones e carros e entrando no mundo das TVs e dispositivos domésticos inteligentes. De acordo com a Google, dentro de algumas semanas, quando os usuários ligarem os seus fones compatíveis com o Fast Pair, os seus Chromebooks vão detectar e emparelhar automaticamente com um único clique.

Quem comprar um novo Chomebook neste ano poderá também usar o seu smartphone Android para configurar rapidamente e obter acesso imediato a todas as informações já gravadas.

Já a partir do final deste ano estão previstas novidades nas chaves de carro digitais, para smartphones com tecnologia Ultra Wideband (UWB). “Estamos trabalhando para trazer as chaves digitais do carro para mais smartphones Android e veículos ainda este ano”, afirma a empresa.


Ainda a propósito de carros, em breve será também possível pedir uma ajuda adicional ao Google Assistant através de ações remotas. As funcionalidades chegarão primeiro a veículos da Volvo nos próximos meses e que outras marcas serão anunciadas ao longo dos próximos meses.

A Google indica que está desenvolvendo uma tecnologia para fones com Bluetooth que permitirá que estes troquem automaticamente o áudio para qualquer dispositivo que o usuário esteja ouvindo e que estará disponível em dispositivos compatíveis nos próximos meses.

Serão adicionadas novas funcionalidades ao Phone Hub nos Chromebooks ao longo deste ano e que darão aos usuárioss a possibilidade de acessarem aos aplicativos de mensagens do smartphone, mesmo que este não esteja por perto, assim como de acederem às suas fotos e vídeos do Camera Roll.

A empresa está também focada no desenvolvimento para outras plataformas, como o Windows. Ao conectarem o seu smartphone Android a um PC Windows através do Fast Pair, os usuários poderão configurar rapidamente os acessórios Bluetooth, sincronizar mensagens de texto e compartilhar arquivos com o Nearby Share. “Estamos trabalhando com a Acer, HP e a Intel para trazer, pela primeira vez e ainda este ano, estas experiências para PCs com Windows selecionados”, detalha a tecnológica.