A Ford decidiu encerrar suas produção no Brasil e parece que não serão só os motoristas que sentirão saudades dos modelos nacionais. A Renault do Brasil, em um gesto de gentileza, postou em suas redes sociais uma homenagem ao seu rival Ecosport. Na imagem, com os dois SUVs lado a lado, a montadora francesa destaca que o “Renault Duster já encarou grandes desafios. O mais inspirador foi competir com você”.

De 2003, quando foi lançado, até 2011, quando o Duster chegou ao mercado, o Ecosport reinou sozinho na categoria. Os demais concorrentes do segmento viriam quase uma década depois, quando se deu o boom do segmento de SUVs compactos.

+ Ford registra prejuízo abaixo do esperado no 4º trimestre
+ Trabalhadores recusam oferta feita pela Ford

A primeira geração da Ecosporte sobreviveu entre 2003 e 2012, conhecida como ‘quadradinha’.

A segunda geração, que já saiu de linha agora, chegou em 2013. O modelo viveu bem no início da segunda geração, mas a avalanche de concorrentes, maiores, mais espaçosos e com mais qualidades, foi tirando o brilho do Ecosport.

Para ganhar poder de mercado, o modelo foi modificado e recebeu uma série de melhorias mecânicas em 2018.

Entre elas a adoção de uma moderna central multimídia, novo motor 1.5 no lugar do antigo 1.6 e a troca do câmbio automatizado Powershift por um automático convencional, o mesmo que equipava o Fusion.

Apesar de toda mudança, o Ecosport parecia o mesmo carro por fora, já que os retoques eram leves e não empolgaram o consumidor.

Sem alterar a plataforma para aumentar o espaço interno e de carga, o modelo saiu de linha em janeiro de 2021, sendo o precursor da categoria que hoje é a queridinha do mercado.