Finanças

De olho no Fed e Europa, grandes bolsas asiáticas fecham perto da estabilidade

As principais bolsas asiáticas fecharam perto da estabilidade nesta terça-feira, com os investidores se mantendo às margens dos negócios enquanto aguardam a reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), que terá início hoje e será concluída na quarta-feira.

A aposta majoritária é de que o Fed voltará a elevar juros amanhã, mas a expectativa é que o BC americano também indique a velocidade com que pretende apertar sua política este ano. Nos últimos meses, o Fed vem prevendo três aumentos de juros ao longo de 2017.

Eventos políticos na Europa também são acompanhados com interesse por participantes dos mercados asiáticos. Ontem, o Parlamento britânico deu autorização final para que a primeira-ministra Theresa May inicie negociações para o “Brexit”, como é conhecido o processo para a retirada do Reino Unido da União Europeia. Já nesta quarta-feira, a Holanda realiza eleições nacionais, poucos dias após um incidente diplomático envolvendo ministros turcos.

Na China, o índice Xangai Composto teve ligeira alta de 0,07%, a 3.239,33 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto registrou perda de 0,14%, a 2.027,11 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng ficou estável, com baixa marginal de 0,01%, a 23.827,95 pontos.



Diante do ambiente de cautela inspirado pelo Fed e pela Europa, acabou ficando em segundo plano uma série de indicadores de peso divulgados pelo governo chinês no fim da noite de ontem. No primeiro bimestre, a produção industrial e os investimentos em ativos fixos da China avançaram mais do que o esperado, mas as vendas no varejo subiram menos do que se previa.

Na capital japonesa, Tóquio, o Nikkei recuou 0,12%, a 19.609,50 pontos, após atingir os maiores níveis em 15 meses nos dois pregões anteriores.

Entre bolsas menores da Ásia, o dia foi de ganhos moderados. O índice sul-coreano Kospi avançou 0,76% em Seul, a 2.133,78 pontos, enquanto o Taiex subiu 0,48% em Taiwan, a 9.744,21 pontos, e o filipino PSEi apresentou ganho de 0,40% em Manila, a 7.261,75 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana também ficou estável, à espera do Fed. Em Sydney, o S&P/ASX 200 teve leve recuo de 0,03%, a 5.759,10 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago