Finanças

De olho em reunião do G-20, bolsas asiáticas fecham sem direção única

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta sexta-feira, à espera da reunião de ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do grupo das 20 economias mais industrializadas (G-20), na cidade alemã de Baden-Baden.

Há uma expectativa de que o Secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, pressione outros países a valorizarem suas moedas durante o encontro do G-20, que começa hoje e será encerrado neste sábado.

Segundo analistas, o interesse é saber como China e Japão reagirão à possível investida de Mnuchin. Recentemente, o presidente americano, Donald Trump, acusou ambos os países asiáticos de manipularem suas taxas de câmbio.

Como resultado, os negócios de hoje foram marcados por cautela em algumas partes da Ásia. No mercado japonês, o índice Nikkei teve baixa de 0,35%, encerrando o pregão a 19.521,59 pontos.



Na China, o Xangai Composto caiu 0,96%, sua maior queda desde o início do ano, a 3.237,45 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 0,81%, a 2.029,73 pontos. A maior parte das perdas nas bolsas chinesas veio na última hora da sessão, em meio a rumores de que Pequim planeja adotar regras mais severas para investimentos em imóveis e preocupações com o endurecimento do combate a operações especulativas.

Outros mercados da Ásia, porém, tiveram desempenho positivo hoje. Em Hong Kong, o Hang Seng mostrou alta marginal de 0,09%, a 24.309,93 pontos, renovando o maior nível em 19 meses, enquanto o índice sul-coreano Kospi subiu 0,67% em Seul, a 2.164,58 pontos, o Taiex registrou ganho de 0,72% em Taiwan, a 9.908,59 pontos, e o filipino PSEi avançou 0,91% em Manila, a 7.345,02 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no azul pelo quarto dia seguido, impulsionada por papéis de grandes banco do país. O S&P/ASX 200 subiu 0,2% em Sydney, a 5.799,60 pontos, alcançando o maior patamar desde 22 de fevereiro. Com informações da Dow Jones Newswires.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago