LONDRES (Reuters) – O Reino Unido encarregou o naturalista David Attenborough de inspirar ações para enfrentar o problema da mudança climática como representante do povo de seu país para a Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP26) em novembro, em Glasgow, na Escócia.

A COP26 pode acelerar as medidas dos maiores poluidores do mundo para combater a mudança climática, que ativistas, cientistas e líderes mundiais dizem poder acabar ameaçando o planeta.

O Reino Unido ocupa a presidência da conferência deste ano.

Attenborough, de 95 anos, um dos divulgadores da natureza selvagem mais influentes do mundo, exortará os líderes em eventos ao longo dos próximos seis meses a colocarem o clima e a proteção da natureza no topo de suas agendas, inclusive na cúpula do G7 na Cornualha, no sudoeste inglês, em junho, disse o governo britânico nesta segunda-feira.

Ele também foi convidado a falar a líderes mundiais e ao público na cúpula de Glasgow, que é considerada a reunião climática mais importante desde o Acordo de Paris de 2015.

“David Attenborough já inspirou milhões de pessoas do Reino Unido e do mundo com sua paixão e seu conhecimento a agirem contra a mudança climática e protegerem o planeta para gerações futuras. Não há pessoa melhor para criar ímpeto para uma mudança adicional à medida que nos aproximamos da a cúpula climática da COP26 em novembro”, disse o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Em fevereiro, Attenborough disse ao Conselho de Segurança da ONU que a mudança climática é a maior ameaça de segurança que os humanos modernos já enfrentaram.

(Por James Davey)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH490WB-BASEIMAGE