Newsletter

Datafolha: rejeição a Bolsonaro cresce até entre evangélicos

Crédito: Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro perde popularidade na reta final à reeleição em 2022 (Crédito: Agência Brasil)

A última pesquisa Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de São Paulo nesta sexta-feira (17), indica o aumento da reprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em diversos setores. Inclusive entre os evangélicos, que sempre foram uma importante base de apoio ao governo: apenas 29% apoiam o presidente, contra reprovação de 41%.

Em janeiro deste ano, a aprovação do governo entre os evangélicos era de 40% – houve queda de 11 pontos percentuais ao longo dos últimos oito meses. Bolsonaro era aprovado por 37% em março e oscilou em torno de 33% até chegar aos atuais 29%.

+ Datafolha: reprovação a Bolsonaro atinge recorde de 53%
+ Bolsonaro questiona segurança nas eleições e diz que Datafolha ‘recebe grana’

O presidente tenta reverter o quadro visando à reeleição em 2022. Para isso, contou com representantes evangélicos atuantes na convocação aos atos antidemocráticos de 7 de setembro, como o pastor Silas Malafaia.



Malafaia, Estevam Hernandes e César Augusto estiveram recentemente com Bolsonaro para endossar a ida de André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal (STF). Mendonça seria o “ministro terrivelmente evangélico no STF” ao qual Bolsonaro se referiu.

O processo, no entanto, está parado no Senado e aguarda o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (DEM-AP), convocar a sabatina com o ex-advogado geral da União.

Lula à frente

O Datafolha ainda mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente de Bolsonaro nos índices de intenção de voto para 2022. Lula aparece com 27% das intenções de voto contra 20% de Bolsonaro. Em um eventual segundo turno, Lula venceria com 56% x 31% de Bolsonaro.

A pesquisa foi realizada entre 13 e 15 de setembro com 3.667 eleitores em 190 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km